A protensão é uma técnica utilizada para construir a maioria das pontes e viadutos de concreto. Caracteriza-se pelo emprego de elementos estruturais de concreto armado comprimidos por cordoalhas tensionadas que atravessam o interior das peças.
As principais funções das bainhas são possibilitar a movimentação das cordoalhas durante a operação de protensão e receber a nata de cimento, na operação de injeção. As bainhas metálicas Rudloff são normalmente fabricadas em barras de 6,0 m de comprimento, com espessura mí- nima de 0,3mm.
Como vantagem extra, o artifício da protensão aplicado aos pré-moldados agrega a este recurso construtivo uma resistência maior à tração, reduzindo ou anulando as características indesejáveis do concreto, aumentando a confiabilidade das estruturas e o aspecto estético final que elas apresentam.
O artifício da protensão, aplicado ao concreto, consiste em introduzir na viga esforços prévios que reduzam ou anulem as tensões de tração no concreto sob ação das solicitações em serviço. Nessas condições minimiza-se a importância da fissuração como condição determinante de dimensionamento da viga.