Um ânodo (chamado também de anódio ou anodo) é um elétrodo através do qual a carga elétrica positiva flui para o interior de um dispositivo elétrico polarizado.
Pilha, célula galvânica, pilha galvânica ou ainda célula voltaica é um dispositivo que utiliza reações de óxido-redução para converter energia química em energia elétrica. A reação química utilizada será sempre espontânea.
As células funcionam através da absorção de fótons, elementos de energia presentes na luz solar. Os fótons absorvidos excitam elétrons que fluem através das células fotovoltaicas, gerando eletricidade.
Uma célula voltaica é um dispositivo feito da conexão de dois metais diferentes e da imersão da peça combinada em algum tipo de fluido que cria uma atmosfera condutora. O objetivo geral de uma célula voltaica é converter a reação química entre os metais e o fluido em uma carga elétrica.
A célula solar, ou célula fotovoltaica, é o dispositivo elétrico responsável por converter a energia da luz do sol diretamente em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico.
A tensão nominal de um painel solar fotovoltaico será igual ao produto da tensão de cada célula pela quantidade de células que o compõe (geralmente cada célula solar mede 0,3 a 0,5 volts).
As usinas termossolares concentram a luz solar em um grande reservatório de água por meio de um arranjo de diversos espelhos côncavos. Esses espelhos são organizados de forma que seus focos fiquem alinhados, fazendo com que toda a luz incidente sobre eles seja refletida sobre um único ponto.
Além da captação da energia solar por meio de placas solares, existem também as usinas termossolares. Essas usinas redirecionam a radiação solar por meio de espelhos côncavos apontados para uma torre, que, por sua vez, armazena uma grande quantidade de água, geralmente misturada com sal.
Usina termelétrica acionada por energia recebida diretamente do sol.
Em vez de usar eletricidade para fazer ventar, como um ventilador, as turbinas eólicas usam o vento para produzir eletricidade. O vento gira as pás, que giram um eixo, que se liga a um gerador, produzindo eletricidade. O gerador são basicamente dois ímãs que, ao girar um sobre outro, produzem carga elétrica.
As hidrelétricas funcionam por meio de grandes turbinas que giram devido à força das águas. ... Cada turbina é acoplada a um equipamento chamado gerador, formando, assim, a unidade geradora que faz a transformação da energia mecânica, do movimento das pás da turbina, em energia elétrica.
Também chamada de energia dos ventos, a energia eólica é a energia cinética contida nas massas de ar, vento, que tem condições de ser aproveitada e utilizada na geração de energia elétrica, por meio da indução eletromagnética, e para trabalhos mecânicos como bombeamento de água e trituração de grãos.
Sua geração começa com dois elementos principais: vento e aerogerador (também conhecido como turbina eólica). A força do primeiro movimenta as pás do segundo, girando o rotor no interior da nacele. Através do multiplicador, a energia mecânica chega ao gerador, que finaliza o processo e a converte em energia elétrica.
Antes de entrar nas casas, a energia elétrica ainda passa pelos transformadores de distribuição (também instalados nos postes) que rebaixam a voltagem para 127 ou 220 volts. Em seguida, ela vai para a caixa do seu medidor de energia elétrica, que é o seu relógio de luz.
A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.
Os principais produtores de energia eólica no Brasil, em fevereiro de 2018, eram: Rio Grande do Norte, com 3.
A geração de energia eólica é predominante nas regiões Nordeste (506 parques) e Sul do País (95 parques). Nas demais regiões brasileiras, há apenas mais um parque no Rio de Janeiro. A energia gerada pelos ventos ultrapassou a expressiva marca de 15 GW de capacidade instalada para produção nacional, em maio de 2019.
A região do Brasil com o maior potencial de produção de energia elétrica a partir dos ventos é o Nordeste, com 75 GW, a metade da capacidade de todo o país. Não por acaso, a maioria das usinas existentes encontra-se nessa região.
Entre os cinco estados que lideram na energia eólica, quatro são do Nordeste:
Nordeste
Desvantagens da energia eólica
Resposta. pois ela ocupa uma grande area e nao sao qualquer area que podem ser ultilizadas (precisa ser area muitos ventiladas) e produzem nao muita energia quanto as outras fontes de energia.
energia hidroelétrica
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), a capacidade instalada no país chegou à marca de 16 GW no primeiro semestre de 2020. São 637 parques eólicos e 7.
No Nordeste do Brasil, as condições favoráveis do vento, levaram a geração de energia por fonte eólica a bater recordes nos últimos anos. Por isso, podemos dizer que, hoje, o Nordeste é movido pelo vento! Dos 619 parques eólicos instalados no país, 523 estão localizados nesta região.