A radiografia panorâmica é uma radiografia de técnica extra-bucal e possibilita o exame de ambos os arcos dentários em apenas uma incidência radiográfica. É um exame que tecnicamente não é complexo e a dose de radiação recebida é pequena.
Indicações do exame
Em uma explicação mais rápida, podemos dizer que trata-se de um exame que serve para visualizar radiograficamente a anatomia de um ou mais dentes (desde a coroa até ao término da raiz). ... O raio x periapical é o mais usado quando há a necessidade da realização de radiografar o interior da boca (radiografia intraoral).
Neste exame, a película radiográfica é colocada entre os dentes da maxila superior e os dentes do maxilar inferior. Ou seja, a película é disposta entre os dentes das duas arcadas dentárias (superior e inferior), como se o doente estivesse a “morder” a película.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a cárie não se inicia com uma cavidade, mas sim por uma mancha branca, que é resultado da desmineralização da superfície do dente envolvido. Ao secar bem os dentes e com iluminação adequada, costuma ser possível observar essa mancha.
O exame ortopantomográfico, mais conhecido como radiografia panorâmica, é um exame útil e bastante prático para complementar o exame clínico no diagnóstico das doenças dos dentes (cáries ou doenças endodônticas) e dos ossos da face.
Para conseguir a radiografia interproximal, o profissional de Radiologia posiciona o aparelho para que o feixe de raio-X atinja as faces proximais perpendicularmente e paralelamente ao plano oclusal. A angulação horizontal é orientada paralelamente às faces proximais dos dentes que se deseja radiografar.
Como é feita a radiografia Bite Wing O filme é colocado paralelo aos dentes, para que o paciente morda a aleta e segure a película radiográfica. Em seguida, os raios X são lançados. O tempo de exposição aos raios depende da sensibilidade do filme.
Conheça agora os 4 principais tipos de radiografia odontológica
O modelo básico de um aparelho de radiografia panorâmica consiste em um tubo de imagem acoplado a um braço horizontal que pode ser direcionado para um dos lados do rosto do paciente, enquanto o braço horizontal oposto, que aponta para o outro lado, contém o filme ou detector de raios X.
Coloca-se um afastador de lábios, que é uma peça de plástico, na boca para afastar os lábios dos dentes; Posiciona-se o rosto corretamente no equipamento indicado pelo dentista; A máquina registra a imagem que depois será analisada pelo dentista.
Quanto tempo demora uma Panorâmica? Esse exame radiológico é bem rápido e não causa nenhum desconforto ao paciente, em torno de cinco minutos as imagens são captadas.
Para a realização do Raio-X de coluna total para escoliose (telespondilografia),o paciente irá sentar-se sobre uma maca e será posicionado pelo profissional da radiologia; habitualmente o exame é realizado no mínimo em duas posições diferentes: de frente e de lado.
O RX de coluna panorâmica é usado, principalmente, na investigação de dores na região, ou com irradiação para membros inferiores, assim como alterações nas curvaturas que a coluna possui.
É um desvio da coluna no plano frontal acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade (corresponde a uma látero-flexão vertebral).
➢ JEJUM ABSOLUTO de 8 a 12 horas. Caso o paciente não puder comparecer para realizar o exame ele deverá avisar, com antecedência para que possamos ofertar a vaga para outro paciente.