R$ 2.
Como dissemos, para ser um paisagista com curso superior, é necessário fazer uma faculdade em área relacionada e, posteriormente, uma especialização. A seguir, confira algumas instituições que oferecem cursos de graduação e pós-graduação ligados ao Paisagismo.
Embora a profissão ainda não tenha sido regulamentada, o paisagismo é exercido por pessoas que têm algum curso certificado pelo Ministério da Educação (MEC) e profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo (essa graduação oferece disciplinas para esse campo de atuação), Biologia, Design, entre outras.
"A profissão de paisagista não é regulamentada no Brasil. As atividades relacionadas com o paisagismo são realizadas legalmente pelos arquitetos, engenheiros, agrônomos e biólogos. Informalmente, diversos profissionais atuam no mercado, muitos sem qualquer formação acadêmica.
Quem deseja trabalhar nessa área pode seguir por, pelo menos, dois caminhos: a graduação de Arquitetura e Urbanismo ou o curso de designer de interiores. É natural ficar na dúvida entre essas duas opções — a Arquitetura traz outras habilidades e conhecimentos, consequentemente, o tempo de formação é maior.
O curso dura em média 4 anos. Já no curso superior de Tecnologia em Design de Interiores, o foco é em aprender a elaborar projetos de interiores, analisar a viabilidade de coordenar projetos de decoração, realizar pesquisas de tendências de comportamento, texturas, formas, cores e acabamentos.