Radical é o elemento que contém o significado básico de uma palavra e a partir do qual pode constituir-se uma família de palavras. Ao contrário da raiz, ele não concentra sua significação de um aspecto diacrônico (histórico), e sim sincrônico (independente da raiz histórica).
Sua função é ligar-se ao radical, constituindo o chamado tema. É ao tema (radical + vogal temática) que se acrescentam as desinências. Tanto os verbos como os nomes apresentam vogais temáticas....Gramática.
04 O radical é palavr-. Exemplos para se formar uma família: palavrinha, palavrão, palavreado, palavrear, palavra-chave, palavra-guia, palavrório, apalavrar etc.
Radical é um morfema básico (que mostra o sentido básico da palavra), indivisível (porém existem palavras cujo radical se altera, como na conjugação de verbos anômalos) e comum a uma série de palavras. Também pode ser classificado como um morfema lexical.
Assim, temos cabelo, cabeludo... os quais representam palavras que são do nosso conhecimento. É o termo que não muda, pois dele vão se originar outras palavras. No exemplo que vimos, temos “CABEL-” representando o radical.
A morfologia é o estudo da formação, estrutura e classificação das palavras existentes na Língua Portuguesa. Sua principal característica é analisar as palavras de forma isolada, ou seja, sem inseri-las dentro de um contexto. Para estudar a morfologia, precisamos agrupá-las nas classes gramaticais.
Os morfemas que constituem as palavras são os seguintes: radical, desinência, vogal temática, afixos, vogais e consoantes de ligação. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O radical é a parte fundamental da palavra, esse contém seu sentido básico, é comum a um grupo de palavras do idioma.
A vogal temática é uma das partes que formam as palavras e tem a função de ligar o radical às desinências, constituindo o tema.
A vogal temática liga o radical (morfema que contém o significado básico da palavra) às desinências (elementos terminais indicativos das flexões das palavras) formadores das palavras, constituindo o tema. Na Língua Portuguesa, os verbos (ações) e os substantivos (nomes) apresentam vogais temáticas.
Vogais temáticas nominais As vogais -A, -E e -O são consideradas nominais quando são átonas e encontram-se no final das palavras. São essas vogais temáticas que se ligam à desinência indicadora de plural (número do substantivo): igreja-s, sonho-s, teste-s.
Ajuda a compreender e reproduzir as palavras de forma correta, além de ajudar na memorização. Colocar cartazes em volta da sala de aula com as figuras e escrever nelas suas vogais iniciais é uma ótima ideia. ... É fácil encontrar trabalhos em áudio que visam ensinar as vogais.