A Declaração de Salamanca (1994) preconiza que a escola inclusiva tem como princípio fundamental que todas as crianças devem aprender juntas. De acordo com a Declaração de Salamanca: ... culturais, devem ser acolhidas pelas escolas regulares, as quais devem se adaptar para atender às suas. necessidades.
O documento da Declaração de Salamanca (1994) proclama que: – Todas as crianças têm direito fundamental à educação e deve ser dada a oportunidade de obter e manter um nível adequado de conhecimentos. – Cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe são próprias.
Como resultado da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, realizada entre 7 e 10 de junho de 1994, na cidade espanhola de Salamanca, a Declaração de Salamanca trata de princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais.
Além dos próprios educadores, as famílias que integram a comunidade escolar podem estimular uma cultura de respeito às diferenças, observar e mediar os conflitos que tais diferenças geram entre os estudantes, contribuir, enfim, para a inclusão e um ambiente de respeito e solidariedade.
Isso implica em reconhecer que qualquer cidadão, seja ele membro do Poder Público ou não, tem o dever de denunciar abusos cometidos por familiares ou por terceiros, bem como o dever de contribuir para o crescimento pessoal da criança e do adolescente, tratando-os de forma igualitária e inclusiva.
Resumo: A família constitui o primeiro universo de relações sociais da criança, podendo proporcionar-lhe um ambiente de crescimento e desenvolvimento, especialmente em se tratando das crianças com deficiência intelectual, as quais requerem atenção e cuidados específicos.
Os pais são os principais responsáveis pela educação dos filhos, tanto escolar quanto familiar, é dever da família conduzir a criança para uma vida que aspire melhorias, para que isso de fato possa acontecer é necessário a participação da família em todas as etapas da vida da criança, quando a criança percebe a ...
A família tem papel fundamental na formação do cidadão, pois ela é a primeira escola da vida, lugar em que se têm os primeiros exemplos de valor. Sendo assim, ela é a principal base para a vida. ... A família é a nossa maior riqueza, sendo ela um âmbito amoroso em que o respeito e o companheirismo devem prevalecer.
Entender e saber respeitar opiniões diferentes sobre diversos temas é uma tarefa que os pais devem empreender em casa, frequentemente e desde cedo. ... Orientar o filho a respeitar o próximo é dever dos pais. A escola pode contribuir para essa formação moral, mas nunca ser responsável.
A família é importante na medida em que possibilita a cada membro constituir-se como sujeito autônomo. É o lugar indispensável para a garantia da sobrevivência e da proteção integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como vêm se estruturando.
A família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. ... A aproximação dos responsáveis e da escola possibilita o aumento na qualidade das ações com as crianças, bem como, fortalece o vínculo e o respeito mútuo, tornando parceiros os responsáveis por esta educação.
A parceria entre família e escola é um dos principais elementos para o sucesso da educação. É comum acreditar que cada um deve cumprir seu papel separadamente. ... Já a escola deve possuir uma gestão democrática, capaz de incentivar a participação constante dos pais no ambiente escolar.
A família é o primeiro universo que a criança tem contato, logo após é a escola, por isso ambas as instituições devem ter uma relação de confiança, pois é isso que a criança necessita para melhorar seu processo de aprendizagem.
Acompanhar o crescimento educacional dos filhos aumenta suas habilidades sociais e diminui a chance de problemas comportamentais. ... Quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade de fazer amigos elas terão!
Para que os anos escolares sejam ainda mais benéficos e completos, o apoio dos pais é muito importante. Com a participação da família na vida escolar do filho, a criança recebe todo o acompanhamento necessário e relaciona muito melhor o que aprende em casa e com as lições da sala de aula.