Ainda mais no caso de uma voz tenor que exige uma grande extensão vocal por alcançar notas agudas. Em paralelo com as aulas de canto, você deve trabalhar a sua respiração para ter fôlego na hora de sustentar os agudos. Pode fazer exercícios que fortalecem o diafragma e melhoram o apoio da respiração diafragmática.
Os cantores e seus personagens são classificados de acordo com seus timbres vocais. Os cantores em: baixo, baixo-barítono (ou baixo-cantor), barítono, tenor e contratenor. As cantoras em: contralto, mezzo-soprano e soprano.
Suas partes mais importantes são: a abertura (instrumental), os coros (conjuntos vocais), os interlúdios (instrumentais), as árias (vozes solistas) e, ocasionalmente, o balé. Distinguem-se a ópera séria e a cômica da ópera bufa.
Hoje a ópera apresenta-se em diferentes tipos ou formas específicos como, a Ópera-balada, Ópera Cômica ou Buffa, Ópera de Pequim, e a Opereta. A “Ópera-balada” (francesa) é um tipo de ópera que utiliza diálogos falados, intercalando com músicas inspiradas, geralmente, em temas populares.
Itália
Em sua primeira grande ópera, “Orfeo”, datada de 1607, Monteverdi conseguiu refletir em música toda a carga dramática do libreto baseado na lenda grega de mesmo nome. Para tanto, Monteverdi empregou solistas, coro e uma orquestra numerosa para os padrões da época, com cerca de 40 músicos.
Normalmente, uma ópera é constituída por atos, e possui uma abertura, diversas árias, recitativos e coros. Também conhecida como ouverture, vorspiel, enleitung ou introduction, a abertura é a parte executada pela orquestra, localizada no fosso, geralmente com as cortinas ainda fechadas, e introduz a ópera ou um ato.
2 - Resposta completa: Enquanto a ópera séria trata com grande formalismo os temas míticos, heroicos ou da realeza, com vozes majoritariamente agudas, mesmo para papéis masculinos, com raros baixos ou barítonos, a ópera-bufa enfoca assuntos prosaicos, em tramas engenhosas, vivazes e humorísticas.
Em geral, é comum as pessoas se perguntarem qual é a diferença entre um musical e uma ópera. Bem, um musical apresenta diálogos intercalados com canções. Já as óperas são geralmente catadas do começo ao fim e os diálogos são substituídos por recitativos.
Segundo Gada, os PCNs definem o gênero canção como uma gênero textual que envolve um elemento lingüístico (verbal) e dois extralingüísticos ( a melodia e o ritmo). ... Sabemos que a canção é um gênero híbrido (literomusical) e devido a esta característica não pode ser desvinculado um aspecto do outro: o textual do musical.
Assim, existem várias profissões para quem gosta de música. Você não precisa saber ler partituras complicadas, ser um instrumentista de primeira ou um ótimo cantor. As carreiras que envolvem a música vão além da graduação específica nessa área....