Todas as carnes provenientes dos tecidos musculares de mamíferos como suíno, cordeiro, carneiro, bovino e coelho são consideradas carne vermelha, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). ... A diferença das cores deve-se à concentração de mioglobina, que é mais presente em carnes vermelhas.
Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia.
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.
O consumo da carne de porco ainda é alvo de muitas dúvidas. Mas especialistas indicam que esse alimento é uma fonte rica de proteína e, dependendo do corte e da forma de preparo, pode ser mais saudável que a carne de gado ou de frango.
De acordo com o Ministério da Saúde, inclusive, o ideal é que cada pessoa consuma cerca de 300 e 500 g de carne por semana (o que significa um bife bem pequeno por dia). Vale destacar que isso inclui carnes vermelhas e brancas (ou seja, frango e peixe - apesar de serem menos gordurosos - entram no mesmo pacote).
Comer carne não é pecado, mas a Bíblia delibera o que podemos comer. ... Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos”.
Embora alguns dos católicos, praticantes ou não, deixem de comer carne vermelha nas quartas e sexta-feiras da Quaresma, período entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Páscoa, a Igreja não considera pecado a quebra desta tradição que vem sendo mantida geração após geração.
Para reduzir a vida do ser humano para 120 anos, segundo Gênesis 6:3, Deus alterou as condições de vida na Terra após o dilúvio, e a alimentação cárnea foi uma das mudanças para abreviar a vida do homem.
(Rm 14:17). Para nós hoje Jesus Cristo foi o próprio cordeiro, sem defeito, sem pecado que se entregou por nós! Não comer carne é um costume católico, não está escrito na Bíblia, não é mandamento de DEUS.
E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, vos dou todas as ervas verdes como mantimento. ... Nesses versículos, Deus institui uma dieta de origem vegetal, tanto para humanos como para animais não humanos. Deus, em outras palavras, criou o mundo vegano.
Veganismo é um movimento que visa lutar contra todas as formas de exploração animal. ... que contenha substâncias de origem animal em sua composição. Também significa não apoiar circos, zoológicos ou qualquer outra forma de atração que corrobore o abuso animal.