A temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, ...
A pluralidade cultural consiste na diversidade de culturas e expressões culturais existentes na sociedade. ... No Brasil, é possível ver a diversidade existente entre as regiões brasileiras nas manifestações folclóricas, na culinária, na religiosidade, na música, nas festas tradicionais e em outros aspectos.
Como atividade, proponha a seguinte tarefa aos alunos: eles devem produzir um texto sobre a diversidade cultural existente em sua escola e sobre a importância de se respeitar as diferenças. Após redigirem o texto, promova um momento em que os alunos possam ler suas redações para a turma.
Estratégias e recursos da aula Pergunte aos alunos o que entendem por Folclore. Anote tudo o que os alunos disserem sobre o tema. Comparem as hipóteses iniciais do grupo ao conceito apresentado no vídeo, verificando se há contradições ou aspectos a serem complementados.
3.
Como trabalhar as diferenças na escola e promover o respeito entre os alunos
multiculturalismo ou pluralismo cultural é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa região cidade ou país como no mínimo uma predominante.o Canadá e a Austrália são exemplos de multiculturalismo porém alguns países europeus advogam discretamente a adoração de uma política multicultural.
Resposta: O multiculturalismo é conhecido como um fenômeno que estabelece a coexistência de várias culturas em um mesmo espaço territorial e nacional. ... Uma das principais características do multiculturalismo é que tende a combinar elementos de diversas culturas em uma nova e diferente expressão cultural.
Multiculturalismo é a “prática de acomodar qualquer número de culturas distintas, numa única sociedade, sem preconceito ou discriminação”.
O multiculturalismo é um princípio que defende a necessidade de se ir além das atitudes de tolerância entre diferentes culturas num mesmo território ou nação. Para que possa haver uma coexistência harmoniosa, devem ser respeitadas as diferenças entre culturas que habitam um mesmo Estado.