Louis Vauxcelles (1 de janeiro de 1870 - 21 de julho de 1943), nascido Louis Meyer , foi um influente crítico de arte judeu francês. Ele é creditado por cunhar os termos Fauvismo (1905) e Cubismo (1908).
O Fauvismo é um movimento artístico que surgiu na França trazendo um novo conceito de cores puras, e uma temática mais simplista e emocional. ... A principal característica do Fauvismo é a utilização de cores puras, sem misturas, e que delimitam, dão volume, relevo e perspectivas às telas.
Este movimento possui algumas características obrigatórias para um quadro poder pertencer a tal movimento, tais características são: - Pintura com elementos surreais; -Formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente); ... - Dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas de sonho ou de ironia.
SURREALISMO, s.m. Automatismo psíquico puro pelo qual se propõe exprimir, seja verbalmente, seja por escrito, seja de qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento. Ditado do pensamento, na ausência de todo controle exercido pela razão, fora de toda preocupação estética ou moral.
O Surrealismo surgiu no início do século XX, quando as descobertas de Freud sobre a mente humana e as incertezas políticas eclodiam na Europa. O Manifesto Surrealista, publicado em 1924 por André Breton, propunha aos artistas em geral que expressassem livremente o pensamento em sua forma espontânea e irracional.
O surrealismo abstrato é um personagem pictórico de tendência que pega alguns elementos do surrealismo, mas fornece uma abordagem abstrata, de modo que é aplicado um tipo de automatismo puro. Isso faz com que qualquer representação figurativa desapareça para introduzir novos universos criados pelo artista.
Os autores surrealistas sofreram influência direta dos estudos de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano, considerado como expressão máxima da liberdade humana. Através do sonho, o homem estava livre de toda a crítica, da censura e principalmente da lógica.
Na literatura, foi adotada a técnica de uso livre de palavras, enquanto na pintura o sonho e o inconsciente eram pintados.
Os 10 pintores mais importantes do Surrealismo
Em 1934, Dalí foi expulso de um grupo de surrealistas. Na ocasião, ele declarou: “Eu sou o próprio surrealismo”. Considerado por muitos o mestre da arte surrealista, o espanhol afirmou em alguns episódios que seus quadros eram “fotografias de sonhos pintadas à mão”.