O Processo de Artropodização É o que entendemos por evolução anagenética (processo de anagênese). No caso dos artrópodes ocorreu, durante a anagênese de sua espécie ancestral, o que podemos chamar de artropodização, ou seja, este ancestral “tornou-se artrópode”.
QUE SÃO ARTRÓPODES: Os invertebrados que possuem patas articuladas, nome formado de Athros, que significa articulações, o podes, que significa pés patas.
Resposta: Explicação: A evolução mais notoria dos artropodes é a presença de um exoesqueleto quitinoso, segmentação, sistema circulatório aberto com hemocele e membros articulados que facilitam sua locomoção.
Equinodermos e cordados formam um grupo chamado deuterostômios. ... Enquanto nos deuterostômios a boca se forma depois, o primeiro orifício formado virá a ser o ânus, extremidade final do sistema digestivo nestes animais. A deuterostomia é uma das principais novidades evolutivas dos equinodermos.
Eles possuem algumas vantagens evolutivas com relação aos grupos anteriores, que seriam : sistema excretor, sistema bilateral, e são animais triblásticos.
Nematelmintos ou nematódeos (filo Nematoda) são vermes cilíndricos, não segmentados, que incluem várias formas de parasitas, como as lombrigas ou Ascaris e os vermes ancilóstomos, causadores do amarelão e da elefantíase. Muitos dos nematelmintos se desenvolvem na água e no solo úmido.
Dentre os filos do reino animalia, estão os anelídeos e moluscos. Os anelídeos, animais de corpo segmentado, possuem sistemas típicos de excreção, reprodução e coordenação nervosa. Os moluscos, por sua vez, são animais de corpo mole dividido em cabeça, pé e massa visceral e reprodução sexuada.
Moluscos. Os moluscos são animais de corpo mole com presença de concha, a qual pode ser interna (lulas e polvos) ou externa (caramujos, mexilhões). Eles habitam ambientes de água doce ou salgada e terras úmidas. São exemplos de moluscos, os mexilhões, polvos, lulas, lesmas, ostras e caramujos.
Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas).