EQST

O Que O Proame?

O que é o proame?

O Programa de Aleitamento Materno Exclusivo (PROAME) do Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros 6 meses, o bebê receba somente leite materno, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos.

Como incentivar o aleitamento materno?

O Programa de Saúde da Família é uma estratégia do governo que incentiva o aleitamento materno com meta de aumentar o tempo de duração do aleitamento materno em todo o país.

O que é o aleitamento materno?

O aleitamento materno exclusivo consiste em alimentar a criança apenas com leite da mãe. Recomenda-se essa forma de alimentação por, no mínimo, seis meses. Aleitamento materno nada mais é que a amamentação, um ato que garante mais saúde para o bebê e também para a mãe.

Porque incentivar a amamentação?

Veja alguns desses benefícios: - Diminui a ansiedade da mãe: Durante a amamentação, a mãe entra em completa sintonia com o bebê, que precisa de tranquilidade e calma para se alimentar. O momento, consequentemente, faz com que a mãe se acalme e desfrute a maternidade.

Como os serviços de saúde podem apoiar a amamentação?

As ações de incentivo, promoção e apoio ao aleitamento materno devem ocorrer no conjunto das ações dos profissionais, durante o pré‐natal, o pré‐parto, o nascimento, assim como nas imunizações, teste do pezinho e retorno para a consulta de puerpério.

Qual o papel do profissional da saúde no aleitamento materno?

“O Enfermeiro tem um papel muito importante no aleitamento materno como o de acolher a gestante durante o pré natal, orientar e sanar dúvidas sobre amamentação, apoiar e incentivar a amamentação na primeira hora após o parto, o que reduz, consideravelmente, a mortalidade neonatal”, explica.

Em quais momentos o profissional de saúde deve realizar o incentivo ao aleitamento materno?

Neste sentido, a equipe de saúde deve incentivar o aleitamento materno, durante o pré-natal e principalmente no puerpério imediato, haja vista inúmeros benefícios ao binômio mãe-filho, uma vez que é uma comunidade carente, com alto índice de analfabetismo e crescente número de primigestas menores de 18 anos.

Por que amamentar até os dois anos?

Segundo uma pesquisa da OMS, 500 ml de leite materno no segundo ano de vida fornecem 95% das necessidades de vitamina C, 45% das de vitamina A, 38% das de proteína de alto valor biológico (com anticorpos) e 31% do total de energia (ou calorias) de que uma criança precisa diariamente.

Quanto tempo o leite materno sustenta o bebê?

Isso pode variar de bebê para bebê, mas geralmente ocorrem em torno de 7 a 10 dias, 2 a 3 semanas, 4 a 6 semanas, 3 meses, 4 meses, 6 meses e 9 meses, em maior ou menor intensidade. Ocorrem mais alguns surtos de crescimento após o primeiro ano de vida do bebê também, e também durante a adolescência.

Como saber se o leite materno está sustentando o bebê?

Como Saber se o Leite Materno Está Sustentando o Bebê?

  1. Durante os primeiros 2 dias, as fezes do bebê são escuras, esverdeadas, pretas e viscosas, chamadas mecônio. ...
  2. No terceiro dia, quando o bebê recebe mais colostro, as fezes se tornam mais claras na cor castanha esverdeada.

Quais os sinais que o bebê está satisfeito?

Estes são alguns dos sinais que observa quando o bebé fica satisfeito:

  1. Pára a sucção na mama ou biberão com frequência.
  2. Empurra a mama ou o biberão, expressando a sua saciedade;
  3. Ignora o biberão ou a mama;
  4. Abranda a mamada e pode até adormecer;
  5. Mantém as suas mãos relaxadas;