Nervo abducente O nervo deixa o crânio pela fissura orbitária superior. Ele inerva o músculo reto lateral do olho. Esse nervo controla a motricidade responsável pela abdução do olho.
O corpo humano tem doze pares de nervos cranianos. Um desses doze nervos, o hipoglosso, está intimamente relacionado à cavidade bucal. Esse nervo, também conhecido como décimo segundo nervo craniano, controla os músculos da língua, por isso é importante para os dentistas, médicos e pacientes.
Frênulo da língua ou freio lingual é uma pequena tira de tecido que conecta duas estruturas, uma das quais móveis. Também é definido como uma prega de pele ou membrana mucosa que restringe o alcance de movimento de uma estrutura.
Escovas com cerdas suaves e cabeças pequenas e/ou limpadores de língua com superfícies pequenas e achatadas. Faça movimentos suaves, sem apertar e deslize lentamente até a ponta da língua. Faça um bochecho com enxague bucal sem álcool no final.
A principal arma contra a saburra lingual é a higienização bucal correta. Mas não somente com a escova de dente. “O ideal é que a língua seja raspada com raspadores próprios e o conteúdo jogado fora na pia. Para usá-lo, basta colocá-lo no fundo da língua e arrastá-lo até a ponta.
Como limpar a língua e evitar o mau hálito Basta usar as cerdas da sua escova dental. Você também pode tentar uma escova dental específica, que tenha um limpador de língua integrado à parte de trás da cabeça. A língua abriga bactérias e partículas de alimentos que ficam presos debaixo de uma fina camada de muco.
"É só colocar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio na escova de dentes molhada e aplicar por alguns segundos na língua. Reduz até o mau hálito", diz. No mercado, ainda podem ser encontrados produtos que contêm cloreto de zinco. São sprays que dão frescor imediato à língua e reduzem o mau hálito.
Como tratar a língua esbranquiçada “O correto em relação à manutenção da higiene é pelo menos uma escovação do dorso lingual diária”, alerta Dulce. Para eliminar a saburra, use o limpador de língua (também chamado de raspador de língua), uma ferramenta utilizada para eliminar os resíduos que se formam na saburra.
Bicarbonato de sódio e limão: misture o limão e o bicarbonato na água. Aplique a mistura nos dentes e escove em seguida. Ao final enxague com água. Pode escovar os dentes com essa receita por pelo menos 3 vezes na semana.
Colocar um pedaço de pasta de dentes na escova, polvilhar com o bicarbonato e, depois, escovar os dentes normalmente por 2 minutos. No final, enxaguar a boca com água. Esta técnica pode ser usada 2 a 3 vezes por semana, durante 2 semanas, ou de acordo com a orientação do dentista.
O bicarbonato de sódio pode ser outra opção pouco comum, mas também pode ajudar muito a amenizar a dor de dente. A dica é simples: basta fazer bochechos com uma mistura de água e bicarbonato para diminuir — mesmo que um pouco — a intensidade da dor.