Apêndices são textos elaborados pelo autor a fim de complementar sua argumentação. Anexos são os documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos etc.
Texto ou documento, elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Os apêndices são identificados por letras maiúsculas ordenadas alfabeticamente, travessão e pelo respectivo título. Devem ser citados e identificados no texto.
Apêndice - opcional É um documento elaborado pelo próprio autor. Tem como objetivo complementar a argumentação, sem romper a unidade do trabalho. Devem ser expressos em maiúsculas (APÊNDICE), seguidas de letra maiúsculas (A, B, C), travessão (-) e o título que recebeu.
Tanto o apêndice quanto o anexo devem estar presente no sumário dos trabalhos científicos. Os apêndices devem aparecer depois das referências, e os anexos vem depois dos apêndices.
No campo formato do número , digite "apêndice" e pressione a barra de espaços para inserir um espaço após a palavra "apêndice". Em estilo de número, clique em A, B, C,. ... Observação: No campo formato do número , O apêndice a deve ser mostrado, com O "a" realçado.
Para personalizar seu Sumário atual:
O sumário deve ser o último elemento pré-textual, ou seja, deve vir imediatamente antes do primeiro capítulo do trabalho. Os elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, resumo, listas de tabelas, figuras e abreviaturas) não devem ser registrados no sumário.
Como fazer um sumário ABNT no Word [automático]
As referências devem ter os elementos obrigatórios:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título da Obra. Título do Site. Cidade, ano.
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome. Texto do Tweet. Cidade, dia, mês. ano.
Para tanto, basta seguir o seguinte caminho: “Produções” – “Produção técnica” – “Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia”. Em seguida é preciso, nas opções para preenchimento que aparecerão na tela, escolher em “Natureza”, “Outra”, inserindo as informações nos espaços destinados a essa finalidade.
Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.
Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos. Fica ao seu critério. No caso da pontuação, optando por travessão, você deve iniciar a frase com travessão (–), colocar a falar do personagem, seguida de um novo travessão (–), a explicação de quem disse e, então, o ponto final.
Uma citação direta para redação acontece quando reproduzimos exatamente tudo o que o autor falou. Neste caso, nós abrimos aspas, inserimos o conteúdo e fechamos as aspas, informando o seu nome, profissão e um possível contexto.