O tabagismo é uma doença (dependência de nicotina) que tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia), doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, ...
É considerado fumante o indivíduo que fumou mais de 100 cigarros, ou 5 maços de cigarros, em toda a sua vida e fuma atualmente (OPAS, 1995).
Dentre os efeitos do tabagismo para o envelhecimento cutâneo está a vasoconstrição, diminuição da umidade do estrato córneo, aumento da produção de metaloproteinases e de radicais livres, e a formação de rugas e linhas proeminentes.
O mecanismo que conduz ao envelhecimento precoce está associado à vasoconstrição periférica, isto é, à diminuição do fluxo sanguíneo na pele. Isso significa menor oferta de nutrientes e de oxigênio, o que constitui um envelhecimento prematuro com diminuição da produção de colágeno.
Carolina garante que o melhor tratamento para converter todos esses danos é parar de fumar. “Em contrapartida, também é importante tratar a pele com uso de antioxidantes, produtos à base de retinol e substâncias que estimulam as fibras de colágeno e elastina, como o ácido hialurônico, ácido glicólico e nicotinamida”.
Essas manchas são persistentes e difíceis de remover mesmo depois que o fumante tenha deixado esse hábito, mas um esfoliante caseiro para as mãos pode ajudar a removê-las. O sal e suco de limão irão desprender a camada externa de pele morta e seca, e o suco de limão também ...
Os mais eficazes são o ácido polilático, a hidropaxiatia de cálcio, e mais recentemente, a policaprolactona. Laser Fotona: Trata-se de um grande aliado em procedimentos para rejuvenescimento de diversas áreas do corpo.
Para retirar as manchas escuras deixadas pelas espinhas pode-se recorrer a tratamentos como: