A duplicação ou replicação ocorre na intérfase da divisão celular e é dirigida pela enzima DNA polimerase. Inicia-se pela separação das fitas. Ocorre a quebra das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas e as fitas são separadas, formando a forquilha de replicação.
Para que isso ocorra, é fundamental que o DNA sofra “duplicação” ou "replicação". ... É a partir do DNA que são produzidas moléculas de RNA através do processo de "transcrição". As moléculas de RNA migram para o citoplasma e controlam a síntese de proteínas, processo conhecido como "tradução".
A replicação do DNA ocorre na interfase e precisa ser fiel e precisa para garantir a estabilidade. ... Primeiramente ocorre a separação das fitas de DNA (desfaz a hélice) no sentido 5'-3' pela enzima DNA Helicase. Ocorre então a síntese da uma nova fita e esta sempre se dá no sentido 5'-3'.
Significado de Transcrição substantivo feminino Ação de copiar algo escrito; resultado dessa ação. Registro dessa cópia ou a própria cópia do original.
Durante a elongação da cadeia, a polimerase realiza uma função de checagem (proofreading). Caso o último nucleotídeo adicionado não corresponda ao determinado pela fita molde, ele é removido. No caso da síntese no sentido 5'→3', esse não é o final da replicação. A enzima DNA ligase deve unir os fragmentos de Okazaki.
Além de necessitar de uma fita molde e de um primer, a DNA polimerase somente consegue sintetizar uma nova molécula de DNA acrescentando novos nucleotídeos ao carbono 3´ do açúcar (o carbono 5´ fica localizado na parte oposta a esse açúcar). Por isso se diz que a síntese dos ácidos nucléicos ocorre no sentido 5´ → 3´.
As fitas antiparalelas do DNA são unidas por ligações chamadas pontes de hidrogênio. Adenina se liga à Timina através de duas pontes de hidrogênio (A=T) e Citosina se liga à Guanina através de três pontes hidrogênio (C≡G). Como os nucleotídeos estão ligados?
O DNA é formado por duas cadeias de polinucleotídeos (fita), que são constituídas por vários nucleotídeos. Os nucleotídeos são unidos uns aos outros por ligações denominadas fosfodiéster (grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos). ... As duas cadeias de polinucleotídios do DNA formam uma dupla-hélice.
O código genético pode ser definido como a relação entre as trincas (códons) encontradas no RNAm e os aminoácidos encontrados em uma proteína. Os códons são trincas formadas pelas bases nitrogenadas (A, U, C e G).
Os vírus são divididos entre retrovírus (os que possuem RNA como material genético) e adenovírus (os que possuem DNA como material genético). Eles são muito pequenos e simples, capazes de infectar as menores bactérias conhecidas. Quando estão fora do ambiente intracelular, eles são seres inertes.
Vírus que possuem genomas fita simples não permitem o reparo do DNA. Uma vez que o genoma celular metaboliza DNA, os vírus de RNA devem possuir ou sintetizar enzimas próprias para serem processadas, sendo que as que têm o melhor exemplo são a transcriptase reversa do HIV e as replicases.
Resposta. Resposta: A principal diferença entre esses dois ácidos nucleicos é que o DNA é o responsável pelo armazenamento da informação genética utilizada no desenvolvimento dos organismos vivos, enquanto o RNA é o responsável por sintetizar proteínas.