Resposta. Resposta: pontilhismo a preocupação real estava nos estudos das cores e no divisionismo causado pela justaposição dos pontos, enquanto no impressionismo a preocupação era na incidência da luz nos objetos e na transitoriedade do momento. ... divisionismo.
O pontilhismo é uma técnica de pintura que surgiu na França no final do século XIX com o movimento impressionista. Essa técnica de pintura é bastante diferenciada porque os pintores fazem suas artes não com largas pinceladas, mas com pequenos pontos de cores lado a lado, muitos próximos, sem mesclar as cores.
O “Pontilhismo” (do francês pointillisme) foi uma técnica de pintura criada na França em meados de 1880. Nela, a decomposição tonal é obtida a partir de pinceladas diminutas. Esse movimento ficou também conhecido como punctilhismo, cromoluminarismo, neo-impressionismo, pintura de pontos ou divisionismo.
O impressionismo foi uma tendência artística francesa com ênfase na pintura que ocorreu no momento da chamada "Belle Époque" (1871-1914). Essa vertente teve um papel muito importante para a renovação da arte do século XX, sendo a grande propulsora das chamadas vanguardas europeias.
O impressionismo explora os contrastes e a claridade das cores, resplandecendo a ideia de felicidade e harmonia. ... Os principais artistas impressionistas foram Monet, Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Degas, Cézanne, Caillebotte, Mary Cassatt, Boudin, Morisot, etc.
O impressionismo foi um movimento que surgiu na pintura francesa do século XIX, vivia-se nesse momento a chamada Belle Époque ou Bela Época em português. O nome do movimento é derivado da obra "Impressão: nascer do sol" (1872), de Claude Monet.
Características do impressionismo nas artes plásticas: - Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural; - Valorização da decomposição das cores; - Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada; - Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.
O Impressionismo foi um movimento artístico que nasceu em Paris , em 1874, graças a um grupo de pintores que se revoltou contra as regras acadêmicas. É o primeiro movimento moderno. ... Essa luz fuza foi o tema central da pintura impressionista.
A produção das telas dos artistas impressionistas normalmente ocorria ao ar livre, para que ocorresse a captura das tonalidades que os objetos refletiam na luz do sol.
Claude Monet
A preocupação dos realistas em renovar a Arte foi desdobrada pela geração de pintores seguinte na década de 1860. Eram jovens que buscavam formas de retratar a luz natural e as figuras ao ar livre. Assim nasceu o Impressionismo, um dos movimentos mais conhecidos da história, inaugurando a Arte Moderna.
Principais pintores impressionistas brasileiros: Eliseu Visconti, Almeida Júnior, Timótheo da Costa, Georgina de Albuquerque, Henrique Cavaleiro, Vicente do Rego Monteiro e Alfredo Andersen.
Degas
É considerado um dos mais importantes artistas brasileiros do período e o mais expressivo representante da pintura impressionista no Brasil....
1841 - 1919 *Período impressionista* - Renoir se interessava por retratar o bonito e agradável, sempre deixando os problemas e coisas feias para o mundo real. Seu principal objetivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos.
Ao contrário dos demais impressionistas, Degas nunca quis destacar-se totalmente do passado e o seu empenho artístico foi sempre voltado para conciliar o “velho” e o “novo” .
Embora não se considerasse um pintor impressionista. Havia alguns elementos que o diferenciava dos demais impressionistas; costumava pintar em seu estúdio e não ao ar livre e preferia as temas ligados aos interiores e ao quotidiano parisiense ao invés de paisagens e temas campestres.
Biografia de Edgar Degas e principais obras
Degas ficou conhecido por muito pintar bailarinas, principalmente, cavalos, retratos de família - dos quais o mais conhecido é Retrato da Família Bellelli - ou individuais (por exemplo, o Retrato de Edmond Duranty), cenas do cotidiano parisiense e cenas domésticas, como o banho (como A Banheira), paisagens e pela ...
Edgar Degas (1834-1917) foi um pintor impressionista francês, consagrado por suas pinturas femininas, sobretudo pela série das bailarinas e também pelo efeito de movimento retratado em suas obras. Edgar Degas, nome artístico de Hilaire-Germain-Edgar Degas, nasceu em Paris, França, no dia 19 de julho de 1834.
As principais características de suas obras são a suavidade; uso de tons pastel e suaves em sua primeira fase artística, na década de 1860 passou a usar tons mais vibrantes; pintura histórica a partir de 1860; pinturas de mulheres, bailarinas, concertos e óperas; abordagens de cenas do cotidiano, paisagens e retratos ...
A representação da incidência da luz era a técnica usada pelo conjunto desses artistas para tal construção, o que fez com que o impressionismo fosse apelidado como "arte da sensação rápida". O grupo, no entanto, apresentava divergências entre seus membros, e Edgar Degas (1834-1917) era dos mais originais.
La Petite Danseuse de Quatorze Ans (" A Pequena Dançarina de Catorze Anos"), c. 1881, é uma escultura de Edgar Degas, de uma estudante de dança jovem chamada Marie van Goethem. A escultura foi feita originalmente em cera, antes de ser lançado em 1922 em bronze.
Paris, França