Se bem planejada e administrada, e com a utilização do manejo correto, a produção de carne e de ovos caipiras pode alcançar excelente lucratividade. “As mais indicadas para o sistema caipira de criação são as aves de raças puras, que são as raças americanas e as de linhagens caipiras melhoradas.
Vamos passar 9 desses alimentos, fáceis de encontrar, que irão ajudar na nutrição das galinhas caipiras.
As cascas devem ser secas naturalmente à sombra para conservar os nutrientes. Em seguida, transforme o material em farinha para ser misturado na ração, triturando-o em um liquidificador ou socando-o com um pilão. É possível que, mesmo com a administração de calcio, o hábito perdure.
A recomendação incide no uso de calcário calcítico tipo pedrisco ou farinha de ostra em partículas grandes na ração, o que seria responsável por proporcionar a liberação do cálcio de uma maneira mais lenta, disponibilizando-o no pool plasmático durante a formação da casca no período noturno.
- Primeiro, misture os ingredientes “menores” (calcário calcítico, sal mineral e as vitaminas e minerais) em um recipiente higienizado, até obter uma mistura homogênea; - Depois, adicione os ingredientes “maiores” (farelo de soja e o milho ou farelo de milho), até que se obtenha uma mistura de aparência uniforme.
A casca de ovos é constituída basicamente de minerais (carbonato de cálcio e de magnésio). O cálcio é um mineral que tem um importante valor nutricional na dieta, tanto de adultos quanto de crianças.
Assim que você tiver uma boa quantidade de cascas (uma duzia já é interessante), coloque-as em um saco e quebre-as apertando com as mãos. Não se preocupe em moe-las bem, pois logo após elas vão para o liquidificador. Coloque-as aos poucos no aparelho e bata até tranformá-las em pó.