A avaliação da qualidade de vida é oficialmente realizada pela OMS – Organização Mundial de Saúde. O instrumento utilizado é um questionário onde as perguntas são agrupadas em seis domínios, o físico, aspectos religiosos, psicológico, nível de independência, das relações sociais e do meio ambiente.
Os domínios da qualidade de vida, separadamente, compõem o segundo nível, e os mais utilizados são o psicológico, o social e o físico, que refletem a qualidade de vida satisfatoriamente, embora alguns estudos incluam também outros domínios, como produtividade, ambiente, cognição, ocupação e situação financeira.
Existe um método científico utilizado para medir a qualidade de vida das pessoas. ... Para garantir uma boa qualidade de vida, deve-se ter hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter uma alimentação equilibrada, relacionamentos saudáveis, ter tempo para o lazer e vários outros hábitos que façam o indivíduo se sentir bem.
Alimentação, atividade física e saúde mental precisam andar sempre juntas e atender requisitos mínimos para uma boa saúde. A adoção de hábitos saudáveis melhora a condição física e mental do indivíduo, permitindo que ele aprecie a vida em sua totalidade, ou seja, tenha qualidade de vida.