Conheça os alimentos que mais contém cafeína no mundo:
Veja 5 bebidas que possuem cafeína além do café
Ela é encontrada nos grãos de café, folhas de chá e de mate, nas sementes de cacau e em várias partes do guaraná. Devido ao consumo generalizado dessa substância, conclui-se que ela é a droga mais utilizada no mundo. Um copo de café contém aproximadamente 85mg de cafeína.
Chá preto - Uma xícara de chá (230 ml) tem em torno de 85 mg. Chá verde - Uma xícara de chá (230 ml) tem em torno de 50 mg. Chá mate - Uma xícara de chá (230 ml) tem em torno de 30 mg. Refrigerantes sabor cola - Uma lata (350 ml) tem cerca de 30 mg.
Graças à cafeína, o chá-mate fornece energia e ajuda na concentração para realizar atividades diárias. A bebida contém menos cafeína do que o café, mas mais do que outros tipos de chá, como o chá preto, por exemplo.
Para você ter uma idéia: 100 mililitros de chimarrão podem ter entre 29 e 89 miligramas da substância. A mesma quantidade de um café coado bem fraquinho, do jeito que os americanos gostam, tem 25 miligramas de cafeína. Já um coado bem forte, no estilo brasileiro, chega a 100 miligramas.
40 mg
-Hil., conhecida popularmente como erva-mate, é uma árvore nativa da região sul da América do Sul, pertencente à família Aquifoliaceae. Apresenta em sua composição química vitaminas, aminoácidos, saponinas, taninos, flavonóides e, principalmente, metilxantinas, destacando-se a cafeína.
Isso porque ao ser consumido em excesso o chimarrão pode causar problemas sérios, como câncer de esôfago e estômago. Sua cafeína também pode causar irritabilidade, insônia e até gastrite. Por isso, se você é fã desse mate lembre-se sempre que seu consumo deve ser de menos de 1 litro por dia.
Portanto, assim como o café, ou qualquer produto com alta taxa de cafeína, quando consumido em excesso causa desequilíbrio do organismo. Portanto, muito provavelmente, um consumo exagerado de chimarrão (mate) pode causar desidratação e até mesmo convulsão no usuário.
Chimarrão não pode ser ingerido quando há necessidade de jejum antes do exame. A alimentação interfere principalmente nos resultados de colesterol e triglicérides. Para a dosagem de triglicérides, você deve manter sua dieta habitual nos três dias que antecedem os exames, pois o ideal é não mudar a alimentação.
E tem quantidade ideal para se tomar por dia? "O ideal é não passar de um litro por dia. E pode ser tomado em jejum sim. Se a pessoa segue algum protocolo de emagrecimento com o jejum intermitente, o chimarrão não quebra o jejum, só a erva não conter açúcar", responde a nutricionista.
Pode parecer um pouco frio, mas evita o câncer no esôfago, um dos mais comuns no Estado justamente por causa da temperatura alta do chimarrão. - É bom ser tomado com moderação por hipertensos e por quem sofre alguma doença do coração, por causa da cafeína, que pode elevar a pressão arterial.
É importante ressaltar que, para indivíduos que tenham pressão alta ou alguma doença cardíaca ,o uso de chá-mate - assim como outro alimento rico em cafeína - é contraindicado.
Esta é uma pergunta muito frequente na rotina do cardiologista, e a resposta é NÃO! O chimarrão não faz mal ao coração. O chá mais popular entre os gaúchos pode fazer muito bem ao coração, pois a e erva-mate (Ilex Paraguaiensis) possui algumas substâncias que podem evitar doenças cardiovasculares.