As crianças apresentam progressos em espaços de tempo definidos, chamados de marcos de desenvolvimento. Estes aprendizados precisam ser acompanhados de perto. Quem tem ou teve bebê fica surpreso a cada conquista e ansioso para a chegada de cada nova etapa, quando vai engatinhar, ficar de pé, falar.
Os marcos do desenvolvimento motor são as atividades (posturas e movimentos) que a maioria das crianças consegue fazer em uma determinada idade. A maneira como seu filho age e se movimenta oferece informações importantes sobre o seu desenvolvimento motor.
Marcos normais do desenvolvimento neurológico
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.
O desenvolvimento motor é um processo contínuo e multifatorial, correlacionado à idade, mas não dependente dela. É resultante da interação entre exigências da tarefa motora, a biologia do indivíduo e as condições ofertadas pelo ambiente.
Estágio Maduro: é caracterizado como mecanicamente eficiente coordenado e de execução controlada. Tipicamente as crianças têm potencial de desenvolvimento para estar no estágio maduro perto de seis a sete anos.
Clark (1994) descreve as mudanças no desenvolvimento motor em seis principais fases: 1) reflexiva ; 2) pré-adaptativa; 3) de habilidades motoras fundamentais; 4) de habilidades motoras especificas do contexto; 5) habilidosa; 6) compensatória.
As habilidades motoras fundamentais são classificadas em estágios de movimentos, inicial, elementar ou maduro. De modo geral, as crianças chegam ao estágio maduro aos seis anos de idade, que varia em cada criança, pois não depende somente da idade.
O desenvolvimento motor é de extrema importância, pois e com isso que as crianças são capazes de controlar seu próprio corpo. O desenvolvimento motor e o processo no qual ocorre uma maturação do sistema nervoso central (cérebro) permitindo que tanto receba informações do meio quanto interaja com o meio ambiente.
Habilidade motora aberta: envolve um ambiente instável e imprevisível em que um objeto ou o meio ambiente está em movimento e determina quando começar a ação. Habilidade motora fechada: envolve um ambiente estável num ambiente estático em que o executante determina quando começar a ação.
Qual é o objetivo das aulas com foco nas habilidades motoras básicas? Buscar o estágio maduro das habilidades locomotoras, manipulativas e de estabilização para que criança tenha experiências motoras que permitirão, nas fases seguintes, mais facilidade de realizar qualquer atividade motora proposta, como as habilidades ...
Quanto à natureza, as habilidades motoras podem ser classificadas em - habilidade motora discreta - que tem início e o ponto final, definidos (como arremessar uma bola em direção à cesta, parado); as - habilidades motoras seriadas - que consistem na integração de várias habilidades motoras discretas (como correr e ...
As habilidades motoras do vôlei pode ser dividida em partes como, salto, cortada e corrida. Salto= O atleta deve saltar em área vertical para melhor desempenho e força para exercer seu último movimento. ... Corrida= O atleta deve correr em sentido da bola, também usa os movimentos da pernas, músculos e coxas.
Elas são: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa. A cada um destes fundamentos compreende um certo número de habilidades e técnicas que foram introduzidas ao longo da história do voleibol e são hoje consideradas prática comum no esporte.