Os reagentes que produzem o tipo mais comum de smog são principalmente as emissões provenientes de automóveis, embora nas áreas rurais alguns dos ingredientes originem-se das florestas. O smog é o exemplo mais conhecido de poluição do ar, que ocorre na maioria das cidades brasileiras.
Na atmosfera, os óxidos de nitrogênio podem reagir com o oxigênio sob ação da luz solar — por isso o nome fotoquímico —, formando moléculas de gás ozônio (O3). Assim, o smog fotoquímico possui os óxidos de nitrogênio e o ozônio como principais poluentes.
Composição dos diferentes tipos de Smog: Smog urbana: mistura de fumaça, poluentes gasosos, neblina, ar e partículas sólidas: tudo isso misturado origina uma nuvem escura.
Smog corresponde a um tipo de poluição atmosférica em que se forma uma nuvem escura e venenosa constituída por fumaça, neblina, ar, gases poluentes e material particulado. Essa forte poluição atmosférica levou cerca de 4000 pessoas a óbito. ...
Resposta. Smog é o termo usado para definir o acúmulo da poluição do ar nas cidades que forma uma grande neblina de fumaça no ambiente atmosférico próximo à superfície. A palavra smog, aliás, é justamente a junção das palavras smoke (fumaça) e fog (neblina).
A inversão térmica é um fenômeno natural que está interligado a poluição atmosférica e nós sentimos as consequências principalmente no inverno, em que os raios solares não aquecem tanto o solo,fazendo com que o ar frio fique em baixo, formando uma barreira que impede que os poluentes se dispersem na atmosfera e por ...
O professor de geografia do cursinho pH, Robertson Costa, explica como ocorre a inversão térmica e por que esse fenômeno atmosférico natural piora a poluição nas grandes cidades. ... Nesse caso, o ar frio, que é mais denso, dificulta a dispersão do ar e as moléculas de poluição ficam aprisionadas muito perto da superfície.
A inversão térmica se torna um problema quando o ar possui altas concentrações de poluentes. Essa retenção de poluentes na atmosfera pode provocar ou agravar problemas de saúde, principalmente relacionados a doenças das vias respiratórias, como pneumonia, bronquite, asma, etc.
⇒ Esse fenômeno pode causar, como citado acima, o aumento da concentração da poluição atmosférica nas camadas de ar frio mais baixas da atmosfera, o que pode causar problemas respiratórios, como inflamações das mucosas e câncer, e ambientais, pois os gases da poluição podem precipitar e reagir no concreto e ferragens ...
Esse processo ocorre quando o ar frio é impedido de circular por uma camada de ar quente provocando uma alteração na temperatura. É que a camada de ar fria fica retida nas regiões próximas à superfície terrestre com uma grande concentração de poluentes e isso provaca irritação nos olhos e outras doenças respiratorias.