O bráquete é a peça responsável por transmitir a força do fio ortodôntico ao dente. Portanto, no momento em que ele quebra, o movimento daquele elemento fica totalmente comprometido. "Quando um bráquete solta, o paciente deve comunicar ao seu ortodontista, pois somente ele poderá recolocá-lo", explica o profissional.
Em média, o modelo tradicional custa de R$ 500 a R$ 1.
Para retirar o aparelho fixo, o dentista usará um alicate especial para remover os bráquetes individualmente. Em seguida, o profissional da odontologia realizará um procedimento especial para retirar a resina que colava as peças e fará um polimento para renovar o brilho original dos dentes.
O ideal é voltar no seu ortodontista para avaliação. Ele que pode dizer o momento certo de remover a contenção. Geralmente após tanto tempo, até por questões periodontais, o ideal é remover.
A contenção ortodôntica é utilizada após o fim do tratamento e tem como finalidade conter os dentes, sendo caracterizado então como passivo. Ou seja, o ortodontista poderá utilizar desses recursos para o ajuste do sorriso, englobando o uso de ambos os aparelhos e cada um cumprindo com seu objetivo.
Já a contenção, como o nome já diz, tem que conter os dentes em seus devidos lugares até que o organismo refaça ou reorganize essas fibras, mantendo os dentes na nova posição e atingindo uma melhor estabilidade para um sorriso mais harmonioso. "Após a correção ortodôntica, seja fixa ou móvel, a contenção é necessária".
Trata- de placas invisíveis rígidas confeccionadas a vácuo para manter os dentes em posição. Esse tipo de contenção ortodôntica é parecido com as placas de clareamento, pois copiam o formato dos dentes.
Use analgésicos para aliviar o desconforto Se a dor foi muito forte, o uso de analgésicos como o paracetamol (Tylenol) pode oferecer algum alívio para o desconforto causado pelo aparelho. Não se esqueça de tomar depois de um lanche ou refeição, pois ele pode causar azia se estiver de estômago vazio.
E mesmo que seja uma reação comum da borrachinha, procure seu dentista para aliviar o incômodo. Muitos pacientes no início têm dificuldades em mastigar certos alimentos. Por isso, além de tomar a medicação, prefira refeições mais líquidas ou pastosas nos primeiros dias, como sopa ou legumes amassados.
Dicas para quem usa aparelho móvel