Confira: - O mel engorda porque é doce e tem quase as mesmas calorias do açúcar branco. Ele se torna mais saudável por conter mais nutrientes. - Pessoas diabéticas devem evitar o mel, pois possui muito açúcar simples que eleva rapidamente a glicemia do sangue.
Por ter menos frutose (açúcar natural) e outros minerais, o mel é processado e absorvido mais lentamente pelo organismo do que o açúcar refinado. Por isso, atua como fonte de energia para o nosso organismo. Uma colher de sopa cheia de mel tem cerca de 64 kcal.
Frutose (4 calorias por grama) É o açúcar presente naturalmente nas frutas, no mel e no xarope de milho. Para o consumo como adoçante, a frutose é processado e refinado.
O banho Maria é uma solução muito utilizada para transformar o mel cristalizado em mel liquido. Consiste em aquecer o mel dentro da embalagem na água a 45ºC por 15 minutos.
Quando for substituir em alguma receita o açúcar por mel, lembre-se que o mel é um pouco mais doce do que o açúcar. A regra é usar cerca de 20 a 25% menos mel do que normalmente iria de açúcar.
Se mel não é vegano, o que consumir?
Com menos calorias, o agave costuma ser indicado para quem quer substituir o açúcar tradicional, e até mesmo o adoçante, por uma opção mais saudável. Popular atualmente, é um adoçante muito indicado na chamada dieta low carb (baixo carboidrato).
Outros alimentos naturalmente doces que você pode usar para adoçar várias preparações incluem frutas secas (damasco, uva passa, figo, ameixa), xarope de bordo (maple syrup), rapadura, purê de maçã, coco, canela e leite de amêndoas.
O Xilitol pode ser usado na mesma proporção do açúcar: 1 para 1, não ultrapassando o consumo diário de 60g por dia. Para adoçar bebidas e também para preparar doces em geral, pois suas moléculas não se quebram com o calor como alguns outros adoçantes.
1 para 1
Adoça alimentos e bebidas substituindo o açúcar, 1 colher de chá de Xylitol equivale a 1 colher de chá de açúcar. Quanto ao seu consumo, recomenda-se a ingestão máxima de 60g diárias (de preferência de forma espaçada, de no máximo 20g cada), doses maiores podem causar efeito laxativo.
Como usar o Xilitol? Considerando que cada grama tem menos de três calorias, ele pode ser perfeitamente utilizado como substituto do açúcar de mesa, para adoçar bebidas como o café, chá ou sucos e preparar receitas em geral, frias ou quentes, pois não forma compostos químicos que possam prejudicar nosso organismo.
Quer reduzir o consumo de açúcar refinado, mas não resiste a um docinho? Conheça 8 produtos naturais para substituir esse ingrediente
O Xilitol adoça como o açúcar, já o Eritritol tem poder adoçante de 70% do açúcar. ... O Eritritol não causa cárie, mas não traz outros benefícios, porém tem uma melhor tolerância digestiva, pois as bactérias intestinais não conseguem digeri-lo, sendo eliminado pela urina.
O xilitol é um açúcar-álcool (ou seja, um ingrediente híbrido formado por moléculas de açúcar e de álcool) que, embora atue como carboidrato, tem menos calorias que o açúcar comum e baixo índice glicêmico, como explicado. Portanto, é mais “leve” e uma boa opção para diminuir o consumo desse nutriente.
Benefícios do xilitol para a saúde
O xilitol é um adoçante natural obtido das fibras de vegetais que tem a doçura semelhante à do açúcar, porém com menos calorias. Além disso, seu uso protege os dentes das cáries e, em quantidades adequadas, não tem contraindicações.
Açúcar light É menos calórico que o açúcar comum, em função de seu menor teor de sacarose, porém deve ser consumido com cautela. Apesar de conter menor teor de sacarose em relação aos outros tipos de açúcares, o açúcar light não contém nutrientes e não pode ser considerado um alimento saudável.