6 de agosto de 1945
A bomba atômica Little Boy, lançada sobre Hiroshima, explodiu com “apenas” 15 quilotons (1 quiloton equivale a mil toneladas de TNT).
Sabe quantas bombas atômicas explodiram no planeta Terra desde que a primeira bomba, “Trinity”, foi testada em um deserto no Novo México, EUA? 2153. Isso mesmo que você leu. Duas mil, cento e cinquenta e três.
Cinco são considerados "estados com armas nucleares" (EAN), um estatuto reconhecido internacionalmente pelo Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP). Em ordem de aquisição de armas nucleares, estes países são: os Estados Unidos, Rússia (Estado sucessor da União Soviética), o Reino Unido, França e China.
O Brasil é um dos vários países que se recusam a possuir armas nucleares, sob os termos do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, mas que possuem muitas das principais tecnologias necessárias para produzir esse tipo de arma.
O Brasil, aderindo ao Tratado, assume os compromissos constantes do Artigo 1 que proíbe amplamente atividades relacionadas com o desenvolvimento, teste, produção, fabricação, aquisição, posse ou armazenamento de armas ou explosivos nucleares.
A Índia tem uma política de não primeiro uso nuclear declarado e está em processo de desenvolvimento de uma doutrina nuclear baseado em "dissuasão mínima de credibilidade." Em agosto de 1999, o governo indiano lançou um projeto de doutrina que afirma que as armas nucleares são exclusivamente para a dissuasão e que a ...
Armas nucleares no mundo
O mundo tem nove potências nucleares: Estados Unidos e Rússia - que detêm 90% do arsenal atômico do planeta -, China, França, Reino Unido, Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte.
Embora o Paquistão começou o desenvolvimento de armas nucleares, em 1972, o Paquistão respondeu ao teste nuclear da Índia em 1974 (ver Smiling Buddha) com uma série de propostas para evitar uma competição nuclear no sul da Ásia. Em muitas ocasiões diferentes, a Índia rejeitou a oferta.
Rússia
A Federação de Cientistas Americanos estima que a Rússia possui 4.
Os Estados Unidos, a Rússia e a China são os países com maior poderio militar do mundo, sendo que os americanos ocupam incontestavelmente o primeiro lugar. ... Os norte-americanos e os russos são, de longe, os que acumulam mais armas desse tipo (6.
É o maior arsenal do mundo depois da Rússia e dos Estados Unidos, à frente da Inglaterra e da França (e mais do que o dobro das 150 ogivas da Índia). Em 2019, a China foi o país que mais construiu ogivas nucleares: foram 30, segundo o instituto.
O Brasil tem um poderio bélico maior que o Canadá e a Austrália (países de dimensão continental, sendo o Canadá até maior que o Brasil). Também supera países mais populosos, como Indonésia e Paquistão, e países que vivem em situação de guerra – casos de Israel, Coreia do Norte e nações do mundo árabe.
Na edição deste ano, os EUA mantêm sua posição como o país mais poderoso do mundo. O estudo aponta como sendo a nação de maior economia e orçamento militar, tendo gasto mais de US$ 649 bilhões em custos militares no ano de 2018.
USAF
exército americano