Líquen estriado é uma erupção inflamatória incomum, de etiologia desconhecida. Raramente acomete adultos, e é caracterizada pelo surgimento abrupto de pápulas coalescentes, em arranjo linear, usualmente em extremidades. A histopatologia mostra reação liquenóide envolvendo folículos e glândulas.
O tratamento preconizado é o corticoide, considerado como “padrão ouro” e pode ser feito como tratamento local, intralesional, intramuscular e até oral, dependendo de cada caso. Outras opções incluem retinóides orais, azatioprina, tacrolimus e terapia biológica.
Líquen nítido é uma dermatose rara, caracterizada por pápulas arredondadas normocrômicas de diâmetro, variando entre 1-2 mm, e geralmente assintomáticas.
os liquens são associações simbióticas de mutualismo entre fungos e algas. ... Os liquens são extremamente sensíveis à poluição, sobrevivendo de bioindicadores de poluição, podendo indicar a qualidade do ar e até quantidade de metais pesados em áreas industriais.
Os líquenes são fungos liquenizados ou seja, são fungos que vivem em simbiose com um organismo fotossintético (alga ou cianobactéria). ... Desta associação simbiótica resulta um talo liquénico, com formas e cores diferentes daquelas que os parceiros exibem quando vivem isoladamente.
Os organismos que compõem a região central do líquens são um fungo (micobionte), e uma cianobactéria ou uma alga (fotobionte).