Insuficiência renal aguda: ocorre quando há alguma lesão nos rins provocando rápida queda nas suas funções. Principais causas: - choque circulatório; - sepse (infecção generalizada);
Nos casos de insuficiência renal grave, quando as toxinas que se acumulam no organismo, elas podem ser removidas por meio da hemodiálise. Nos casos em que não é possível recuperar os rins, o transplante renal passa a ser considerado. Durante o acompanhamento, é recomendada uma dieta especial.
A insuficiência renal crônica pode ser causada por diversos fatores, como diabetes mellitus, hipertensão, doença renal policística, uso de alguns medicamentos e agentes tóxicos, como drogas, entre outros fatores.
Em geral, a doença renal crônica surge quando o rim sofre agressões contínuas e prolongadas, como nos casos de pacientes com diabetes ou hipertensão arterial mal controlada. As doenças que mais frequentemente levam à insuficiência renal crônica são: Hipertensão arterial. Diabetes mellitus.
A maneira mais eficaz para identificar precocemente as doenças renais é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem da creatinina sanguínea permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins.
Confira algumas dicas de como fazer uma limpeza natural dos rins.
Veja os melhores alimentos para manter o bom funcionamento dos rins
Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.
Assim, essas pessoas devem evitar o consumo excessivo de carnes, peixes, ovos e leite e derivados, pois são alimentos ricos em proteínas. O ideal é que o paciente com insuficiência renal coma apenas cerca de 1 bife pequeno de carne ao almoço e ao jantar, e 1 copo de leite ou de iogurte por dia.
o leite nao e contr-indicado nos portadores de calculo renal. De maneira geral, não há contraindicação ao consumo de leite e histórico de cálculo renal. Entretanto, algumas pessoas com deficiência de oxalato tem uma propensão maior à formação de cálculos, quando ingerem uma quantidade excessiva de cálcio.
Para se beneficiar do alho, é recomendado uma colher de sopa de alho picado em uma xicarada de água. Ferva a água por cinco minutos. Depois deixe esfriar e coe. O indicado é tomar uma xícara do chá três vezes ao dia.
Muito utilizado na medicina popular, o chá de alho é conhecido por beneficiar a imunidade....Ingredientes para o chá de alho