De forma bem objetiva e clara, o JIT pode ser definido como um processo que produz e entrega produtos baseando na demanda e na quantidade exata necessária, reduzindo o estoque. ... Além disso, deve sempre buscar por formas de melhorias contínuas do seu processo produtivo e de logística.
Esse sistema funciona a partir da ideia de produção sob demanda, ou seja, cada atividade é realizada de acordo com a sua necessidade e na hora certa. Os insumos só devem ser comprados quando necessários, para serem entregues na fábrica apenas no momento em que serão utilizados.
O Just in Time é um sistema de produção para administrar produções. Ele se baseia na ideia de que nenhum produto deve ser produzido, transportado ou até mesmo comprado antes do tempo certo. ... O sistema produtivo pode ser aplicado em qualquer empresa e ajuda a reduzir estoques e também custos com processos.
As características do sistema JIT, o planejamento e a responsabilidade dos encarregados da produção pelo refinamento do processo produtivo favorecem a redução de desperdícios. Existe também uma grande redução dos tempos de setup, interno e externo, além da redução dos tempos de movimentação, dentro e fora da empresa.
Dentre as ferramentas utilizadas no JIT, destacamos o programa dos 5 sensos (5s), arranjo físico, manutenção produtiva, controle de qualidade com zero de defeitos e troca rápida de ferramentas, mapa de fluxo de valor. CHIROLI, Daiane Maria De Genaro.
No glossário que encerra o opúsculo, definese JIT como: "Maximização da habilidade para reagir às mudanças do mercado sem provocar desperdício". O TQC, por sua vez, é definido como: "Filosofia que busca a melhoria cmttnrn do processo, resultando em satisfação do consumidor.
Just In Time é um sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.
O Just in Time tem um grande impacto em uma cadeia produtiva, de forma a alocar apenas a matéria-prima na quantidade certa para determinado produto em um determinado tempo. Esse sistema se aplica em produções por demanda, para evitar desperdícios, estoques desnecessários e custos extras.
Para que a aplicação do Just in time em uma empresa funcione adequadamente, é preciso que haja o cumprimento de alguns requisitos. É necessário que o fabricante obtenha uma boa relação entre cliente e fornecedor, para que os pedidos cheguem na hora certa.
O kanban de produção é um sistema focado em fazer a gestão de tarefas. ... Cada coluna possui uma série de cartões que representam as tarefas que precisam ser executadas e a equipe vai “puxando” as tarefas conforme o fluxo de trabalho, por isso o nome produção: cada cartão é uma entrega realizada.
O Kanban é um sistema de controle de estoques criado para apoiar o método de produção enxuta da Toyota, o Just in time. ... Por meio do sistema de produção Kanban, é possível trabalhar com baixo nível de estoques, tendo em mão apenas o essencial ao funcionamento do processo.
Otimize processos com a metodologia Kanban. O método Kanban foi formulado por David J. Anderson e é uma abordagem ao processo evolutivo e ao sistemas de mudança em uma organização. ... Uma maneira de descobrir e resolver problemas no seu processo e workflow para que possa fazer entregas consistentes aos seus clientes.
Em administração da produção, Kanban é um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria. O cartão pode ser trocado por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.
O sistema kanban tradicional emprega painéis ou quadros de sinalização, chamados de painéis porta-kanban, junto aos pontos de armazenagem espalhados pela produção, com a finalidade de sinalizar o fluxo de movimentação e consumo dos itens a partir da fixação dos cartões kanban nesses quadros.
De acordo com Monden (1994), a determinação do número de cartões Kanban para cada item é feita a partir Equação 2. N= (D/Q)*LTprod(1+S) (2) Onde: N= Número de Kanban; D= Demanda média diária; Q= Tamanho do lote por contenedor ou cartão; LTprod = Lead time máximo de produção para cada item completar um ciclo produtivo.
O sistema Kanban usa uma metodologia visual para registrar ações e controlar as operações nas empresas. O termo significa, em tradução literal, “cartão visual” e foi elaborado no Japão, no cenário pós-guerra, como forma de repensar o fluxo da produção nas indústrias.
Em linhas gerais, o Kanban é um método para controlar o fluxo de processos e pode ser usado em diversas áreas em uma empresa. O termo quer dizer, literalmente, “cartão visual”, e o sistema, de fato, propõe o uso de cartões ou papéis coloridos (como post-its) para controlar etapas e ações produtivas.
O kanban é baseado em 4 princípios básicos que garantem a sua eficiência:
O sistema Kanban visa resolver o principal problema das empresas: o controle de processos e tarefas diárias. Através da gestão visual, essa ferramenta facilita o entendimento das etapas de cada atividade e ajuda a manter o controle de sua equipe de trabalho.
Vantagens do kanban
Aplicar o kanban facilita o trabalho em equipe, organizando as demandas compartilhadas. Também permite a visualização do quadro geral de fluxo do trabalho, indicando exatamente onde estão os gargalos no trabalho, com transparência. Funciona igualmente na identificação de desperdícios.
Vantagens do framework Scrum
As Classes de Serviço do Kanban permitem dimensionar os riscos de acordo com o custo do atraso (CoD – Cost of Delay) de cada necessidade do cliente. O custo do atraso é o impacto econômico que esta entrega do seu produto ou serviço causará caso você atrase.