Portugal viu a necessidade de colonizar a sua terra devido a essa ameaça de posse que outras províncias poderiam tomar. Além disso, o comércio com as Índias vinha se enfraquecendo e Portugal estava perdendo o seu monopólio com as especiarias.
Portugal iniciou a colonização do Brasil por duas principais razões: a possibilidade de invasão do território por outras potências europeias (em especial a França, que por duas vezes tentou estabelecer colônia no território brasileiro) e na busca por oportunidades comerciais.
Resposta. Explicação: Quando os portugueses descobriram o Brasil, em 1500, não encontraram aqui inicialmente recursos naturais que justificassem os investimentos que seriam realizados para a colonização do país.
A exploração do Pau-Brasil foi a primeira atividade econômica do país, logo após o descobrimento pelos portugueses, em 1500. A madeira foi a primeira riqueza que saltou aos olhos do portugueses que aqui chegaram junto com Pedro Álvares Cabral.
"Cerca de 87% da população nativa morreu", acrescentou. Uma outra conclusão do estudo é que o impacto do despovoamento teve também consequências no clima e na atmosfera à escala global. "Os incêndios florestais aumentaram durante aquele período.