Grupo de desordens principalmente hereditárias caracterizadas por espessamento das palmas das mãos e plantas dos pés como resultado de excessiva formação de queratina levando a hipertrofia do estrato córneo (hiperqueratose).
A hiperqueratose é um fenómeno fisiológico adaptável que visa reforçar a resistência da epiderme através da produção acelerada de células fortemente queratinizadas. Por esta razão, andar descalço ou efectuar um trabalho manual intenso gera, de forma reflexa, um espessamento da planta dos pés e das palmas das mãos.
A queratina garante, principalmente, proteção aos organismos, criando, por exemplo, uma barreira mecânica graças à sua impermeabilidade à água. Essa característica é extremamente importante quando analisamos a pele, que, sem a queratina, poderia apresentar uma perda desnecessária de água.
Saiba como usar a queratina líquida em casa
Se você estava pensando em aplicar a queratina líquida no cabelo seco ou como um finalizador, pode ir esquecendo essa ideia. O produto deve ser usado durante o banho, com os fios úmidos e higienizados. O produto, se usado de maneira errada, pode deixar suas madeixas duras e até causar quebra capilar.
Um dos principais pontos, no uso da queratina líquida para tratar o cabelo, é não deixar o produto passar do tempo determinado, que é de até 10 minutos. Ultrapassar esse período com a queratina nas madeixas pode causar algumas reações que prejudicam os fios, como o efeito rígido, quebradiço e sem vida.
É a versão concentrada da queratina, que proporciona maior absorção dos fios, podendo ser encontrada na forma líquida ou em gel. Mas o profissional alerta: “deve ser usada com moderação nos casos em que a fibra capilar esteja muito danificada, elástica”.