A dinâmica de grupo ou DG, como também é chamada, é a etapa do processo seletivo em que os candidatos interagem cara a cara uns com os outros para desenvolver tarefas em equipe e mostrar que têm potencial para ocupar a vaga que estão disputando.
Com o objetivo de conhecer o candidato e analisar sua capacidade de organizar ideias, sua fluência verbal e o seu nível de criatividade, esse tipo de dinâmica pede que o candidato exponha, de forma resumida, informações importantes e relevantes sobre sua vida pessoal e profissional.
O que fazer na dinâmica de grupo para mostrar potencial
O objetivo da dinâmica de grupo no processo seletivo é permitir que o recrutador possa medir a consistência entre você, o cargo desejado e a empresa. Ou seja, é uma forma dos profissionais da área de Recursos Humanos identificarem quais são as suas competências, e que serão fundamentais para o preenchimento da vaga.
Assim como a entrevista e os testes psicológicos, as dinâmicas de grupo aplicadas aos processos de seleção e recrutamento permitem conhecer melhor as habilidades de cada candidato, auxiliando na identificação do mais habilitado para ocupar a vaga aberta na empresa.
Nas seleções, é muito claro: a dinâmica de grupo serve para avaliar características dos candidatos que dificilmente seriam percebidas em uma entrevista individual. Por exemplo, se ele tem algum traço de liderança, poder de persuasão e bom raciocínio lógico, caso essas sejam qualidades desejadas na vaga em questão.
O que são dinâmicas de grupo e como aplicá-las? ... Além disso, as dinâmicas de grupo podem também ser realizadas com os colaboradores que já fazem parte da empresa e são ferramentas fundamentais para organizações que buscam motivar, treinar e desenvolver as habilidades e competências destes mesmos colaboradores.
A dinâmica em grupo serve justamente para saber como o candidato se comporta junto a outros colegas. Se o candidato apresentar indiferença ou falta de interesse no que o outro tem a dizer, saiba que esse comportamento pode ser repetido caso ele seja contratado.
A dinâmica de grupo serve para avaliar alguns pontos, como por exemplo: competências que são esperadas pela organização que você está se aplicando, sua postura, sua interface com as pessoas que estão participando da dinâmica com você. Outro ponto importante é o quanto você sabe pesquisou sobre a empresa e seu negócio.
Dicas para se destacar nas dinâmicas de grupo
Como se destacar em uma dinâmica de grupo em 13 dicas infalíveis
Ser educado, simpático, honesto, ético e confiante ainda é o melhor caminho a seguir em um processo como esse. Isso vai te dar credibilidade e reforçar sua imagem profissional, facilitando a escolha do recrutador.
A seguir, confira algumas dicas de especialistas para ter sucesso nesta "temida" fase do processo seletivo:
Como você estudou não há como saber o tipo de dinâmica de grupo que será realizada em um processo seletivo porém alguns tipos são realizados pela maneira da empresa analise as alternativas na qual os recrutadores analisam nos candidatos está de acordo com a dinâmica?
Ref.: 8a Questão Quais os tipos mais utilizados de dinâmicas de grupo? (Assinale a resposta certa) Dinâmica de quebra-gelo, dinâmica de apresentação, dinâmica de intuição e dinâmica de indução.
Tipos de dinâmicas mais utilizadas em processos seletivos
A entrevista é a técnica mais utilizada na seleção, fato justificável por esta ser aplicável a qualquer função, e mais conhecida universalmente.
Como funciona uma dinâmica em grupo online?
Dicas para se sair bem em dinâmicas de grupo online
Quais são os métodos de seleção de colaboradores e quais os percentuais de certeza?
Quais são as 7 técnicas de recrutamento e seleção?
As 7 ferramentas de recrutamento e seleção
Entrevista: é a técnica mais utilizada na seleção de pessoal. ... Não existem técnicas de seleção específicas para cada cargo, assim, utilizamos sempre as mesmas técnicas para qualquer cargo, ou seja: a entrevista e os testes de personalidade, que são as mais indicadas.
Os modelos de entrevista de seleção
Seleção seria a identificação e o encaminhamento para a empresa do profissional que melhor apresenta as qualidades e características comportamentais necessárias para o cargo, ou seja, dentro da linguagem organizacional, esteja dentro do perfil da vaga. Para que sejam feitos, ambos os processos obedecem algumas etapas.
O processo de recrutamento e seleção começa quando o líder ou o próprio departamento de RH identifica a necessidade de contratar mais um colaborador para determinada área. ... Quando a vaga é aberta ao público, o RH a distribui nas redes sociais, jornais ou sites especializados ou pede indicações.
A seleção é o complexo de conjunto de práticas e processos usados para escolher dentre os candidatos disponíveis, aquele que parece ser o mais acertado para o cargo existente. O candidato mais adequado será o que trará mais resultados, tem o perfil que a empresa precisa e o que mais poderá se ajustar ao cargo.
Processo de seleção para promotor de vendas, caixa de supermercado ou farmácia, atendente de lanchonete ou operador de telemarketing, ou seja cargos mais operacionais, pode levar por volta de 15 a 20 dias úteis, mas ressaltando que depende da empresa, do perfil da vaga, do nível hierárquico e da cultura organizacional.
Quanto tempo uma empresa demora para chamar depois da entrevista. Em 44% dos casos, uma empresa demora até duas semanas para chamar depois da entrevista. Em 37% dos casos, uma empresa demora até uma semana para chamar depois da entrevista. Em apenas 4% dos casos, a empresa demora um dia para chamar.