O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.
O câncer normalmente é tratado por meio de sessões de quimioterapia, no entanto pode variar de acordo com as características do tumor e estado geral do paciente. Dessa forma, o oncologista pode indicar outros tipos de tratamento, como radioterapia, cirurgia, imunoterapia e transplante de medula óssea, por exemplo.
Por exemplo, se a taxa de sobrevida relativa em 5 anos para um estágio específico de câncer de estômago é de 70%, isso significa que as pessoas portadoras de câncer de estômago têm, em média, 70% de probabilidade de estarem vivas pelo menos 5 anos após o diagnóstico, comparando com as pessoas que não tem a doença.
Cada ciclo de quimioterapia dura em geral algumas semanas. Os medicamentos mais frequentemente usados para tratar o câncer de estômago são: 5-FU, muitas vezes administrado junto com ácido folínico.
Veja a seguir 3 receitas naturais que ajudam a prevenir o câncer:
1) Consumo regular de alimentos ricos em sal, carnes processadas, defumados e conservas. 2) Baixo consumo de frutas, legumes e verduras.