Bom, a Harmonia Modal é um tipo de harmonia dentre as demais que existem - a Tradicional e a Funcional. A Harmonia Modal, como o próprio nome já diz, é baseada nos Modos Gregos. OBS: Cada Modo é equivalente a 1(UM) Grau, grau este representado por algarismos romanos. Os Graus nada mais são do que os intervalos.
Um acorde maior será sempre formado por Tônica, Terça Maior e Quinta Justa. Já o acorde menor possui a mesma tônica e quinta que o maior, e o que muda será a terça. Portanto, um acorde menor será sempre formado por Tônica, Terça Menor e Quinta Justa. Existem também os acordes chamados de diminutos.
Estudo Dos Tons Menores - Tom Am - Violao | Artes Cênicas | Som.
Função do Diminuto O diminuto possui apenas duas funções: a preparatória e a não preparatória. Como eu sei a diferença? O diminuto possui dois trítonos, a resolução vai depender da tonalidade ou do acorde que você está preparando. A sensível resolve na fundamental e a 5ª resolve na 3ª.
Esse tipo de acorde pode atuar como acorde de passagem entre os graus IV e V. Antes de mais nada, vamos dar nomes aos bois para não ficar tão abstrato: suponha que estamos campo harmônico de Dó maior. Os graus IV e V, portanto, serão os acordes F e G. Já o acorde #IVm7(b5) vai ser o acorde F#m7(b5).
Intervalos justos são aqueles baseados em razões inteiras do tipo 3/2 (quinta), 4/3 (quarto), 2/1 (oitava), 5/4 (terça maior) e 6/5 (terça menor). Se juntarmos um intervalo de terça maior justa com um intervalo de terça menor justa temos a proporção 4/5/6.
Nomes
Já o intervalo de terça maior é o intervalo de 2 tons entre duas notas. Para entender melhor isso vamos pegar a escala de C maior: Entre C e E há um intervalo de terça maior, pois, se contarmos, a distância entre eles é de 2 tons ou 4 semitons.