A radiografia industrial é usada para detectar variação de uma região de um determinado material que apresenta uma diferença em espessura ou densidade comparada com uma região vizinha; em outras palavras, a radiografia é um método capaz de detectar com boa sensibilidade defeitos volumétricos.
Na Radiologia Industrial a Gamagrafia Industrial é um ensaio não-destrutivo que permite avaliar diversos tipos de defeitos tanto em estruturas como em soldas. Na inspeção é produzido um filme radiográfico que permite ao inspetor de radiografia avaliar a qualidade da solda/equipamento e detetar os defeitos possíveis.
substantivo feminino [Física] Radiografia com a utilização de raios gama de um nuclídeo radioativo.
Gamagrafia, técnica muito utilizada na indústria e construção, a gamagrafia é uma radiografia obtida através de raios gama. Por meio deste processo, pode-se detectar defeitos ou rachaduras no corpo das peças. ... Num processo de inspeção radiográfica, a radiação penetrante, raios-x ou gama, atravessa o espécime em ensaio.
As fontes tradicionalmente utilizadas na Gamagrafia Industrial são dos seguintes isótopos radioativos (radioisótopos): Irídio-192, Selênio-75 e Cobalto-60, entre outros.
Os irradiadores compõe-se, basicamente, de três componentes fundamentais: Uma blindagem, • uma fonte radioativa e • um dispositivo para expor a fonte.
A cintilografia com Gálio-67 é um meio efetivo, seguro e indolor de rastrear focos de fecção/inflamação e alguns tipos de tumores, utilizando-se de um mapeamento de corpo inteiro e imagens focalizadas da área de interesse segundo a indicação de seu médico.
Os colimadores são dispositivos que limitam o tamanho do campo de incidência dos raios X através da absorção de parte da radiação, direcionando e suavizando o feixe.
Significado de Irradiador adjetivo, substantivo masculino Que ou o que irradia, irradiante; radiador.
A filtração adicional: Aquela que tem a função de absorver os raios X de baixa energia, que não contribuem para a formação da imagem radiográfica e simplesmente depositam uma dose maior no paciente.
Filtração do feixe de raios-X Filtração total =filtração inerente + adicional A filtração inerente é constituída pelo vidro do tubo de raios-X, o óleo isolante e o vidro da janela. A filtração adicional é usada para completar a filtração inerente até ultrapassar a filtração total mínima.
Nos tubos de raios X, há uma filtragem inerente, que é a absorção de radiação em materiais que não podem ser removidos do equipamento, como o próprio alvo ou a parede de vidro do tubo. ... O objetivo principal é filtrar a radiação de mais baixa energia, reduzindo a dose de radiação no paciente.
Juntamente com o princípio ALARA (As Low As Reasonably Achievable), os filtros de alumínio são peças fundamentais para barrar os fótons de baixa energia que não contribuem para a imagem e depositam dose de radiação para o paciente.
Os filtros, que geralmente são de molibdênio, com cerca de 0,03mm, são os responsáveis por impedir que os fótons do feixe que nada acrescentam para o diagnóstico atrapalhem na formação da imagem e atinjam a paciente se somando à dose de radiação recebida.