A separação entre a África e a América do Sul decorreu da movimentação constante das placas tectônicas sobre o manto, movimento esse que aconteceu em todo o planeta. Pode-se dizer que a posição dos continentes vem se modificando no decorrer da história da Terra.
De acordo com Gênesis 10:25, foi durante a época de Pelegue que "a terra foi dividida", referindo-se a terra que tinha seus continentes ainda unidos (Pangeia) a pouco tempo segundo modelo do geólogo Dr.
Designa-se por Pangeia o continente que, descrito pela deriva continental, existiu entre 200 a 540 milhões de anos, durante a era Paleozoica, segundo estudos.
O tempo geológico refere-se ao processo de surgimento, formação e transformação do planeta Terra.
A Ásia é o continente mais habitado, cuja população total é de aproximadamente 4,1 bilhões de indivíduos (60,3% da população mundial). Essa região do planeta detém a maioria dos países mais populosos. A China (país asiático) é a nação com o maior número de habitantes, sendo seguida pela Índia.
Wegener
“Até nos fósseis há semelhanças entre os continentes sul-americano e africano. Prova disso é a descoberta de fósseis, em ambos os continentes, de uma espécie de lagarto conhecida como Mesosauridae, que viveu há cerca de 300 milhões de anos.
O ponto crucial para o desenvolvimento da teoria da Deriva Continental, que na sua essência significa movimentação dos continentes, ou ainda, placas que se movem, é a constatação de que a Terra não é estática. Então Wegener percebeu que a costa da África possuía contorno que se encaixava na costa da América do Sul.
Entre as evidências mais impressionantes que Wegener apresentou, estava a dos fósseis, principalmente de plantas representativas de gimnospermas e samambaias extintas, conhecidas coletivamente, como a flora de Glossopteris, na África e no Brasil (e também na Austrália, Índia e Antártica, entre outros lugares).
A Deriva Continental é uma teoria elaborada por Alfred Wegener que preconizava que todos os continentes atuais encontram-se em constante movimento e que teriam se originado de uma única massa terrestre, denominada Pangeia. Letra C.
Pantalassa (do grego, pan - "tudo" e thalassa - oceano), também conhecido como Panthalassa ou Oceano Pantalássico, era o outrora vasto oceano global que rodeava o supercontinente Pangeia, durante as eras do Paleozóico e início do Mesozóico.
Geocientistas postularam a existência de supercontinentes no passado e futuro geológico da Terra. Todos estes continentes foram e serão formados em ciclos de aproximadamente 500 milhões de anos. Passados - Vaalbara, Kenorland, Columbia, Rodínia, Pannotia, Pangeia, Laurásia e Gondwana.
Segundo cientistas, o planeta Terra foi formado há aproximadamente 4,6 bilhões de anos após uma grande explosão. Na atmosfera havia muita água, gases e relâmpagos. Quando esses três elementos se juntaram, deram surgimento a diversas substâncias que começaram a fazer da Terra um ambiente propício para a vida.