A fraude alimentar é a produção e/ou a comercialização deliberada de produtos alimentares não conformes com o objetivo de um ganho económico e que pode afetar a saúde do consumidor.
Os principais tipos de fraudes estão relacionados à: diluição ou substituição de matérias primas mais nobres, uso de aditivo artificial com intuito de atribuir ou mascarar algum atributo, uso de biocidas não aprovados pela legislação, informação falsa do valor nutricional e alegação fraudulenta no rótulo.
Para mitigar a fraude alimentar, a matéria-prima, a embalagem e os produtos finais devem ser fisicamente rastreados em tempo real ao longo da cadeia de suprimentos. ... Dessa forma, identificar fisicamente (“serializar”) os produtos é um primeiro passo crítico.
O Conselho Veterinário diz que produtos fraudados podem potencializar as doenças, pois, ao suprimir, trocar, alterar ingredientes também tentam mascarar contaminações por microrganismos, portanto, os médicos veterinários alertam para que o consumidor fique atento no dia a dia e nas festas de fim de ano com os alimentos ...
As fraudes em alimentos são caracterizadas pela alteração dos alimentos, seja a partir de seu ponto de vista comercial ou biológico. Atualmente, esse problema permanece e assim como os métodos de detecção estão se modernizando, infelizmente o mesmo ocorre com os métodos utilizados para efetuar as fraudes.
10 Alimentos que muitas vezes são falsificados (alguns deles usamos todos os dias)
Os carboidratos simples são unidades que, ao unir-se, formam carboidratos mais complexos. Exemplos de carboidratos simples são a glicose, ribose, xilose, galactose e frutose.
Carboidratos refinados/simples: São encontrados na maioria dos alimentos, mas carecem de nutrientes importantes (vitaminas e minerais). Esse tipo de carboidrato é digerido e absorvido rapidamente pelo organismo, o pode diminuir a sensação de saciedade (ou ter fome mais depressa).
Entre os alimentos ricos em carboidratos simples estão:
Alimentação. Sinalizada com a abreviatura cal, é uma unidade de medida que define a quantidade de energia para elevar em 1ºC a temperatura de 1 grama (o equivalente a 1 mililitro) de água. ... A caloria também é usada para mensurar o valor energético de um alimento.
Mas, quantas calorias devemos consumir para conseguir engordar um quilo? Cerca de 8 mil calorias ingeridas equivalem a 1.