Frio (do latim frigĭdu) é a sensação produzida pela perda de calor do corpo, causada pela baixa temperatura do meio externo para com o interno de um ser vivo. O calor é o oposto do frio. O frio também pode ser produzido por meios artificiais através da refrigeração.
Verifique nas especificações do produto ou no manual do usuário qual a faixa de temperatura suportada pelo aparelho. Há modelos que, por exemplo, funcionam normalmente com temperaturas externas de até – 4° C. Abaixo disso, pode ocorrer o congelamento ou desligamento automático do ar-condicionado.
O sistema de ar quente funciona basicamente captando uma parte do calor gerado pelo motor e o usa para aquecer o veículo através de dutos, um radiador próprio do sistema e um ventilador. Esse radiador utiliza a água quente do motor pra aquecer o ar, que é "jogado" para dentro do veículo pelo ventilador.
E a temperatura ideal é… Logo, existe uma temperatura ideal nas estações para configurar no seu ar-condicionado. A Anvisa, aliás, indica que a melhor medida, esteja frio ou quente, é de 23ºC, a mais confortável para o corpo.
A Anvisa — Agência de Vigilância Sanitária — estabelece que a temperatura ideal do ar-condicionado em ambientes fechados gira em torno de 23°C e 26°C durante o verão, e durante o inverno entre 20ºC e 23ºC.
O modo Heat (Quente) está disponível em apenas alguns modelos e faz com que o ar condicionado esquente o ambiente, sendo possível ajustar a temperatura da forma que desejar. Utilize esse modo em dias frios para se manter aquecido.
Quanto mais alto o valor do ajuste (23, 24 ou 25ºC) mais economia estará fazendo. — Se deixarmos o ar-condicionado ligado em 23 graus, por exemplo, será mais fácil de atingir a temperatura local, e o compressor irá se desligar, economizando, assim, mais energia. Essa economia pode chegar a 50% — garante.