Bolsa amniótica ou âmnio Essa estrutura, responsável pela proteção do embrião contra choques mecânicos e contra o ressecamento, está presente em répteis, aves e mamíferos. Ela tem uma grande importância evolutiva, pois permitiu a independência da água para a reprodução.
Destarte, a placenta será constituída pelo córion, a porção fetal; e pela decídua basal, a porção materna. O córion, por sua vez, é formado pelo mesoderma extraembrionário, as células do trofoblasto (citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto) que envolvem o embrião e os vasos do alantoide.
O papel do líquido amniótico é evitar o ressecamento do embrião e o proteger contra choques mecânicos. ... Isso porque protege o embrião da dessecação e torna a reprodução independente da presença de água.
Resposta: A estrutura é o cordão umbilical, um tubo que carrega o sangue materno até a chamada placenta. Lá ocorre a comunicação entre mãe e feto. Os nutrientes do sangue da mãe serão fornecidos ao feto sem que esses dois tenham contato.
Cório e Alantóide. Quais são ,em sequência ,as três membranas que envolvem um embriao de mamifero implantando no útero ?
1-O ovo amniótico é aquele que possui a vesícula amniótica, uma bolsa de água que protege o embrião contra desidratação e variações bruscas de temperatura. Aparecendo pela primeira vez nos répteis é uma aquisição muito importante pois permite a total independência do meio aquático para a reprodução.
Resposta. Os ovos com casca surgiram a partir dos répteis (e em seguida foram mantidos nas aves) e representaram uma importante adaptação para que a reprodução desses animais não dependesse da água, permitindo a maior ocupação do ambiente terrestre e a maior proteção dos ovos em relação aos predadores aquáticos.