Os registradores visíveis ao usuário são aqueles que podem ser referenciados pela linguagem de montagem. Eles podem ser registradores de dados, endereço ou então de propósito geral. Os registradores de Controle e de Estado são utilizados para controlar a operação da CPU.
Basicamente temos 4 tipos desses registradores dependendo da forma como entra e como sai a informação dos mesmos, sendo eles: SISO: entrada em série (serial) e uma saída em série (serial). PISO: entrada em paralelo e uma saída em série (serial). SIPO: entrada em série (serial) e uma saída em paralelo.
A arquitetura CISC (Computador com um Conjunto Complexo de Instruções), é uma arquitetura que suporta muitas instruções, porém a execução dessas instruções são mais lentas, já a arquitetura RISC (Conjunto Reduzido de Instruções), suporta menos instruções, e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções que ...
Uma peculiaridade a respeito dos níveis, é que o L1 é dividido em memória de instrução e memória para dados. Com isso, o processador vai direto à memória de instrução, se estiver buscando uma instrução, ou vai direto à memória de dados, se estiver buscando um dado.
Hierarquia de memória consiste em diferentes níveis de memória, associados a diferentes velocidades de acesso e tamanhos. Os níveis da hierarquia são subconjuntos uns dos outros. Todos os dados encontrados em um nível também são encontrados no nível abaixo dele e assim sucessivamente.
Nossa memória tem níveis diferentes de conservação temporal dos dados adquiridos. ... O primeiro tipo é a memória declarativa, através da qual se retém na mente a idéia de saber que algo aconteceu; o segundo é a memória de procedimentos ou não-declarativa, que conserva a noção de como se deu este evento.
O termo Hierarquia de memória se refere a uma classificação de tipos de memória em função de desempenho. ... Devido ao alto preço, esse tipo de memória é utilizado em pequena quantidade nas máquinas.
Introdução ao estudo da hierarquia de memória. ... Na base da pirâmide, tem-se as memórias de baixo custo, maior capacidade de armazenamento e menor desempenho. No topo da pirâmide, tem-se as memórias de maior custo, menor capacidade de armazenamento e maior desempenho.
As memórias semicondutoras comerciais ou utilizados em circuitos dedicados subdividem-se em dois grandes grupos: as memórias de acesso aleatório, RAMs, para as quais, os dados são lidos ou escritos em qualquer ordem pelo mesmo tempo, e as memórias ROM que são de apenas leitura.
Registradores Possui a maior velocidade de transferência, em relação às outras memórias, menor capacidade de armazenamento e maior custo; Tempo de acesso: menor de todo o sistema pois é fabricado com a mesma tecnologia do processador e está interno ao mesmo.
Alguns exemplos de memória principal são: memórias RAM e memórias Cache. Disco rígido. A memória secundária são as memórias de armazenamento. Elas servem para guardar as informações permanentemente.
Existem dois tipos de memórias: RAM e ROM. A memória RAM (Random Access Memory) é aquela que permite a gravação e a regravação dos dados, no entanto, se o computador for desligado, por exemplo, perde as informações registradas.
Métodos de Acesso a Unidades de Dados da Memória:
A memória secundária é a memória de armazenamento permanente, que armazena os dados permanentemente no sistema, sem a necessidade de energia elétrica e, por esse motivo, conhecida como memória não volátil. ... O computador só consegue processar o que está na memória principal, assim como ocorre conosco.
Acesso sequencial – A memória fica organizada em unidades de dados chamadas registros, sendo acessados de forma linear. ... Acesso aleatório – Cada local endereçável na memória tem um mecanismo de endereçamento exclusivo, fisicamente interligado. O tempo de acesso independe da sequência de acessos anteriores e é constante.
4.
5.
Em programação orientada a objetos, modificador de acesso, também chamado de visão de método ou ainda visão de atributo, é a palavra-chave que define um atributo, método ou classe como público (ou public, qualquer classe pode ter acesso), privado (ou private, apenas os métodos da própria classe pode manipular o ...
Blocos Contíguos: A alocação contígua consiste em armazenar um arquivo em blocos seqüencialmente dispostos, permitindo ao sistema localizar um arquivo através do endereço do primeiro bloco e da sua extensão em blocos. O aceso é feito de maneira simples, tanto para a forma seqüencial quanto para a direta.
Alocação encadeada consiste em manter os arquivos, cada um, como uma lista encadeada de blocos de disco. ... Uma vantagem desse tipo de alocação é que o tamanho do arquivo não precisa ser conhecido antes de sua criação, já que cada bloco terá um ponteiro para o próximo bloco.