Pode alcançar de 20 até 35 metros de altura, com tronco ereto e cilíndrico de 60 a 80 cm de diâmetro. Suas flores possuem tons de rosa e roxo, floresce de junho a agosto. É a espécie de ipê mais comum no paisagismo do sul do Brasil, quando em flor é uma árvore muito bela, um grande espetáculo da natureza.
Aprenda a identificar seu Ipê: Amarelo: Folhas felpudas pequenas, em geral em formação de folhas por ramo. Roxo: Folhas lisas, às vezes serrilhadas na ponta, crescimento rápido. Branco: Folhas arredondadas.
As folhas, de coloração verde-escura, são opostas, decícuas, compostas, digitadas, longamente pecioladas e com os bordos serrilhados. Cada folha é composta por 5 a 7 folíolos, glabros, com ápice agudo. A flor, roxo-violácea, é pouco pilosa.
Ipê-branco é brasileiro e o nome vem do tupi-guarani As flores são em forma de trompete, com pétalas muito brancas e centro amarelo. Logo em seguida surgem vagens longas de cor verde, com numerosas sementes achatadas, muito leves, facilmente dispersas pelo vento.
12 metros
“É fato que ele realmente floresce por estresse. Mas agora, é difícil falar de sofrimento, porque é uma coisa mais poética. Tem várias plantas também que florescem nessa época”, conta. ... Os ipês são ainda espécies caducifólias, isto é, no momento de maior sofrimento do ano, eles perdem todas as folhas.
Escolha um vaso grande, com, no mínimo, 20 litros; Faça uma camada de drenagem com brita ou argila expandida, evitando que o solo fique encharcado e as raízes do ipê apodreçam; Posicione o vaso em um local que receba sol pleno e que seja arejado, para que a muda de ipê se desenvolva bem.
O mínimo indicado é 20 x 20 x 20 centímetros, porém as covas podem ser abertas 40 x 40 x 40 centímetros no caso de plantas mais altas. Deixe espaçamento de 3 x 3 metros entre linhas. Em alamedas, ou à margem do caminho de entrada da propriedade rural, a distância deve ser aumentada para 5 x 5 metros.