A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras. ... Já os termos explorar, povoar remete-se à exploração e povoamento do novo território (América).
Foram características dominantes da colonização portuguesa na América: pacto colonial, exploração de minerais e trabalho livre. latifúndio, produção monocultora e trabalho assalariado do indígena.
Portugal demorou em interessar por sua colônia na América, isso aconteceu porque os portugueses estavam obtendo muitos lucros como o imenso comercio de especiarias como o oriente e a colonização demandaria muito tempo para resultar em lucros reais para a coroa portuguesa.
O Brasil foi descoberto em 1500, porém a sua colonização só teve inicio após o ano de 1530. Quando os portugueses descobriram o Brasil, em 1500, estavam mais interessados na exploração das Índias, terra rica em especiarias. Quando o perigo de uma invasão se tornou claro, enviaram expedições de colonização.
Resposta. 1-) Depois de uma viagem de Vasco da Gama ás Índias em 1498, as especiarias orientais se tornaram a prioridade de Portugal. Então eles não se preocupavam em colonizar o Brasil, por isso que o sistema de feitoria ficou no Brasil até 1530 pois ele só servia para fornecer matéria prima para o Império Português.
Resposta. Porque inicialmente, os portugueses queriam apenas extrair as riquezas que aqui pudessem encontrar, ou seja, era apenas uma colônia de exploração, não havia nenhuma intenção de colonização, apenas de exploração...
O sistema de capitanias hereditárias com o poder concentrado no donatário fracassou. A falta de recursos, a inexperiência em administrar um empreendimento de dimensões tão grandes e os ataques indígenas foram cruciais para que a Coroa portuguesa optasse por um novo modelo administrativo.
Por que as capitanias hereditárias fracassaram?