O Curso de Reciclagem é uma penalidade imposta aos infratores, aplicada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e que é obrigatório ao infrator com direito de dirigir suspenso, ou que tenha provocado acidente grave, que tenha sido condenado por delito de trânsito, ou ainda, que tenha a CNH cassada.
O recolhimento do documento de habilitação (CNH e PPD) é previsto no Código de Trânsito Brasileiro, via de regra, nas infrações de trânsito que preveem, por si só, a penalidade de suspensão do direito de dirigir (como a disputa de corrida, artigo 173, a direção perigosa, artigo 175, ou a condução de motocicleta sem ...
O curso tem o objetivo de reeducar o condutor que tenha sofrido a penalidade de suspensão do direito de dirigir ou cassação da CNH (em caso de motorista condenado judicialmente por delito de trânsito).
O Que é a Prova de Reciclagem Para Condutores Infratores Na maioria dos estados, a prova fica restrita às 30 perguntas (sempre de múltipla escolha). O resultado mínimo necessário para a aprovação é, portanto, 21 perguntas respondidas corretamente.
As aulas podem ser feitas nas autoescolas na modalidade a distância ou presencial. Há noções de legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e relacionamento interpessoal. Na capital, os preços do curso de reciclagem variam de R$ 200 a R$ 300.
O curso de reciclagem do DETRAN é formado por 4 módulos, os quais resultam em 30 horas-aula ao todo. Dessa carga horária, 4 horas são destinadas aos primeiros socorros, 6 horas ao relacionamento interpessoal, 8 horas à direção defensiva e, para completar, o curso conta com 12 horas de legislação de trânsito.
O que Cai na Prova Teórica para Primeira Habilitação?