A motivação no trabalho está ligada à vontade de se manter naquele emprego, mas mais do que isso, é o sentimento que move todas suas ações no ambiente de trabalho. Em resumo, é o desejo de cumprir metas e atingir bons resultados, tanto por questões internas, quanto por estímulos externos.
A motivação nas organizações pode impactar seu negócio de forma positiva. Funcionários desmotivados e desgostosos irão aumentar o índice de turnover e seus gastos e comprometer a performance ou a produtividade. Uma vez que não criam nenhum vínculo com a empresa ou com seu desempenho no mercado.
Diversos autores afirmam que o ambiente e a natureza do trabalho bem interferem na satisfação e motivação dos funcionários. ... Tais temas tem sido, cada vez mais explorados, por estudiosos e administradores do comportamento humano nas organizações, visando identificar o que move e afeta o indivíduo no trabalho.
A motivação humana é um processo psicológico relacionado com o impulso e com a tendência de indivíduos realizarem com persistência alguns comportamentos (Tamayo & Paschoal, 2003). ... Um dos fatores que determina o comportamento do indivíduo é a sua motivação (Maslow, 1943).
Os motivos internos são as necessidades, aptidões, interesses, valores e habilidade das pessoas, são o que as capacita a certas atividades em detrimento de outras. Já os motivos externos são estímulos ou incentivos que o ambiente oferece, ou objetivos que ela persegue.
Geralmente, a motivação pessoal está relacionada ao seu propósito, à sua satisfação pessoal e aos seus valores. Ou seja, diz respeito àquilo que te move a ir atrás dos seus objetivos e metas.
10 Fatores Para Você Descobrir O Que Te Motiva
Seja metas de venda, rotatividade, de gerar mais receita ou até desafios de horários, as pessoas querem um motivo maior para se sentirem desafiadas, o que leva à motivação. Aumento de salário, promoções e materiais também são considerados fatores básicos na motivação.