Lignina e celulose A nova técnica utiliza líquidos iônicos para dissolver cavacos de madeira, em um processo que exige condições relativamente amenas de temperatura e pressão.
A lignina é um dos principais constituintes da madeira. Sua função biológica é proteger o tecido vegetal contra a oxidação e a ação de microorganismos. ... A complexa estrutura da lignina pode ser visualizada como um edifício formado por unidades moleculares de propano-fenol substituídos com vários grupos funcionais.
Características da madeira Dada a diversidade das espécies que produzem madeira. Este material apresenta grande diversidade de características mecânicas, de densidade, higroscopia, cor, grão, resistência ao apodrecimento e ao fogo, odor, e múltiplos outros factores diferenciadores.
Os extrativos são definidos como compostos que podem ser extraídos de materiais lignocelulósicos, tanto por solventes polares quanto por apolares, que não são componentes estruturais da parede celular.
As polioses são responsáveis por diversas propriedades importantes das pastas celulósicas. Devido a ausência de cristalinidade, sua baixa massa molecular e sua configuração irregular e ramificada, as polioses absorvem água facilmente.
Na gutação — um processo realizado pela planta —, água líquida é eliminada por estruturas denominadas hidatódios. ... A água liberada pela folha é transportada via xilema e é forçada a sair para o meio externo pela pressão positiva da raiz.
A transpiração é um processo no qual a planta libera água no estado gasoso. ... Na realidade, elas perdem muito mais água que os animais, por isso, elas consomem muito mais desse produto. Estima-se que os vegetais percam 99% da água absorvida para o meio na forma de vapor, ou seja, pela transpiração.
Atenção! Não confunda esse processo com o orvalho, que é quando o vapor de água presente no ar se condensa sobre a superfície da folha. Na transpiração, a água está sendo eliminada pela própria planta.
Nas plantas, o oxigênio entrará por estruturas chamadas de estômatos. A respiração celular é um evento complexo, mas, de maneira resumida, podemos dizer que nele ocorre uma reação entre a glicose e o oxigênio, gerando, no final, gás carbônico, água e energia.