O sistema Kanban usa uma metodologia visual para registrar ações e controlar as operações nas empresas. O termo significa, em tradução literal, “cartão visual” e foi elaborado no Japão, no cenário pós-guerra, como forma de repensar o fluxo da produção nas indústrias.
Kanban é um sistema de controle e gestão do fluxo de produção em empresas e projetos que usa de cartões coloridos (post-its) e também recebe o nome de gestão visual, em razão do uso de cores como sinalizadores.
O método Kanban é um sistema que utiliza cartões de cores diferentes ou tamanhos diferentes para designar e especificar tarefas. Dessa forma, se aprimora a administração a partir de cartões de sinalização para controle de fluxos.
3 passos para implementar na sua empresa
Para que você possa saber como montar um Kanban precisará analisar o processo e, dessa forma criar listas correspondentes às etapas. Use um quadro branco para isso e opte por imãs ou post-its para o compor. Dependendo do processo será necessário criar algumas etapas que você entende que são necessárias.
Com o método Kanban, as restrições são identificadas e sanadas, uma vez que cada novo trabalho só pode ser iniciado quando o anterior for concluído, isto é, somente depois de não haver mais quaisquer restrições. Além dessa, existem outras vantagens na utilização do Kanban, como veremos a seguir.
O kanban foi criado pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno em 1953. Ohno, quando era diretor da Toyota, foi até os Estados Unidos para fazer um benchmark com a Ford e conhecer o sistema de produção em massa mundialmente conhecido como Fordismo.
A linha superior de cada faixa no gráfico de fluxo cumulativo representa o ponto de entrada das tarefas, na respectiva etapa do seu quadro Kanban, e a inferior mostra que ela sai dele. Se uma linha se torna horizontal, isso significa que nada está entrando ou saindo daquela etapa.
A estrutura do gráfico é muito simples. O eixo horizontal representa um período de tempo (semanas, sprints, etc) e o vertical indica, de forma acumulada, o número de itens no processo (total de tarefas, total de histórias, etc.).
O CFD (Cumulative Flow Diagram) é um gráfico muito importante no Kanban, ajudando a identificar gargalos no fluxo de uma forma visual. ... Apesar de ser bastante visual, é comum encontrar dificuldades na leitura do gráfico e até mesmo de reconhecer possíveis problemas no fluxo.