Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome, pois são os filósofos que antecederam Sócrates.
Para ele, o ser seria o princípio das coisas e ele ainda define que “o ser é aquilo que é. O não-ser é aquilo que não é”. Intrigante, não? A grosso modo, podemos dizer que ele está falando de algo que já existe no agora, que é no presente momento.
Sócrates (470 a.C-399 a.C.) foi um importante filósofo grego que inaugurou o segundo período da filosofia grega, o período antropológico. Nasceu em Atenas e é considerado um dos fundadores da filosofia ocidental.
Mas os filósofos pré-socráticos não consideravam a consciência mítica como forma de conhecimento. Eles buscaram desenvolver a consciência filosófica, ou seja, usar a racionalidade para entender a origem de todas as coisas.
Viajante, Pitágoras passeou por uma série de regiões e estudou não só matemática e geometria como também religião, política, filosofia, astronomia e ciências. Ele é o autor do "Teorema de Pitágoras", na matemática.
Nascido na Grécia - para ser mais preciso em Abdera - cresceu numa família nobre e teve a oportunidade de viajar bastante. Estudioso, se interessou por uma série de disciplinas como a filosofia, matemática, física e linguística.
Antes de conhecermos o pensamento de Tales, é importante entender um aspecto metodológico do estudo da filosofia. Muitas vezes encontramos palavras na filosofia, como a palavra “princípio”, cujo significado já conhecemos. Porém, elas têm, na filosofia, um significado um pouco diferente daquele encontrado na linguagem comum.
Nascido em Cólofon, Xenófanes (570 a.C. - 475 a.C.) foi um dos fundadores da Escola Eleática, se opondo contra o misticismo na filosofia e o antropomorfismo.
Escola, nesse sentido, não é a instituição de concreto que conhecemos hoje. Esse termo é usado para se referir ao conjunto de pensamentos que foram desenvolvidos e trabalhados por um grupo, de acordo com seus princípios.
Nascido na cidade de Abdera, Demócrito (460 a.C. - 370 a.C.) foi discípulo de Leucipo. Para ele, o átomo (o indivisível) era o princípio de todas as coisas, desenvolvendo assim, a “Teoria Atômica”.
Isso, para os gregos, explicaria a origem do inverno. Esse seria o período em que Perséfone estaria ao lado de Hades e sua mãe muito triste. Por outro lado, os seis meses de fertilidade e flores (primavera e verão) seria o tempo em que a moça passaria ao lado de sua mãe.
Para a nossa tristeza, os escritos de Xenófanes se perderam e não chegaram até nós - tivemos acesso a eles através do que os seus discípulos deixaram registrado
Sim, nós estamos falando do mesmo Pitágoras do Teorema da matemática e dos triângulos. Pitágoras foi um filósofo e matemático nascido em Samos. Ele também foi quem criou o termo “filósofo”, que significa “amantes do conhecimento”.
Com 16 anos começou a estudar com o já famoso Tales de Mileto, que rapidamente percebeu que não tinha só muito para ensinar e como também bastante para aprender. Os dois passaram então a trabalhar juntos fazendo descobertas nas áreas da matemática e da geometria.
Heráclito foi um representante filosófico da Ásia Menor e um dos fundadores da metafísica, dando o pontapé inicial da dialética. É do filósofo a conhecida frase:
Não restou nenhum texto escrito por Tales, de modo que não sabemos ao certo porque ele acreditava que a água era o princípio de todas as coisas. Alguns interpretes posteriores fizeram algumas suposições para explicar essa concepção.
De onde as coisas têm seu nascimento, ali também devem ir ao fundo, segundo a necessidade; pois têm de pagar penitência e de ser julgadas por suas injustiças, conforme a ordem do tempo.
Sua teoria mais famosa é “Aquiles vs. Tartaruga – O Paradoxo de Zenão”. Ele dizia que, por dedução lógica, Aquiles jamais alcançaria uma tartaruga se ambos estivessem em movimento.
Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo. Focando principalmente nos aspectos da natureza, eram chamados de “filósofos da physis” ou "filósofos da natureza". Foram eles os responsáveis pela transição da consciência mítica para a consciência filosófica.
Voltar
A Filosofia lida com o conhecimento e com o pensamento de maneira abstrata, crítica e conceitual. A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. De maneira conceitual e abstrata, a Filosofia preza, muitas vezes, por um rigor metodológico parecido com o rigor científico.
A filosofia nasceu na Grécia antiga, no início do século VI a.C. Tales de Mileto é reconhecido como o primeiro filósofo, apesar disso, foi outro filósofo, Pitágoras, que cunhou o termo "filosofia", uma junção das palavras "philos" (amor) e "sophia" (conhecimento), que significa "amor ao conhecimento".