Quem Foram Os Primeiros Filsofos Pr-socrticos?

Quem foram os primeiros filsofos Pr-socrticos

Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome, pois são os filósofos que antecederam Sócrates.

Para ele, o ser seria o princípio das coisas e ele ainda define que “o ser é aquilo que é. O não-ser é aquilo que não é”. Intrigante, não? A grosso modo, podemos dizer que ele está falando de algo que já existe no agora, que é no presente momento.

3. Anaxímenes de Mileto

Sócrates (470 a.C-399 a.C.) foi um importante filósofo grego que inaugurou o segundo período da filosofia grega, o período antropológico. Nasceu em Atenas e é considerado um dos fundadores da filosofia ocidental.

Mas os filósofos pré-socráticos não consideravam a consciência mítica como forma de conhecimento. Eles buscaram desenvolver a consciência filosófica, ou seja, usar a racionalidade para entender a origem de todas as coisas.

1. Tales de Mileto

1. Tales de Mileto

Viajante, Pitágoras passeou por uma série de regiões e estudou não só matemática e geometria como também religião, política, filosofia, astronomia e ciências. Ele é o autor do "Teorema de Pitágoras", na matemática.

Nascido na Grécia - para ser mais preciso em Abdera - cresceu numa família nobre e teve a oportunidade de viajar bastante. Estudioso, se interessou por uma série de disciplinas como a filosofia, matemática, física e linguística.

Antes de conhecermos o pensamento de Tales, é importante entender um aspecto metodológico do estudo da filosofia. Muitas vezes encontramos palavras na filosofia, como a palavra “princípio”, cujo significado já conhecemos. Porém, elas têm, na filosofia, um significado um pouco diferente daquele encontrado na linguagem comum.

2. Anaximandro de Mileto

Nascido em Cólofon, Xenófanes (570 a.C. - 475 a.C.) foi um dos fundadores da Escola Eleática, se opondo contra o misticismo na filosofia e o antropomorfismo.

Escola, nesse sentido, não é a instituição de concreto que conhecemos hoje. Esse termo é usado para se referir ao conjunto de pensamentos que foram desenvolvidos e trabalhados por um grupo, de acordo com seus princípios.

Nascido na cidade de Abdera, Demócrito (460 a.C. - 370 a.C.) foi discípulo de Leucipo. Para ele, o átomo (o indivisível) era o princípio de todas as coisas, desenvolvendo assim, a “Teoria Atômica”.

7. Parmênides de Eléia

7. Parmênides de Eléia

Isso, para os gregos, explicaria a origem do inverno. Esse seria o período em que Perséfone estaria ao lado de Hades e sua mãe muito triste. Por outro lado, os seis meses de fertilidade e flores (primavera e verão) seria o tempo em que a moça passaria ao lado de sua mãe.

Para a nossa tristeza, os escritos de Xenófanes se perderam e não chegaram até nós - tivemos acesso a eles através do que os seus discípulos deixaram registrado

Principais ideias

Sim, nós estamos falando do mesmo Pitágoras do Teorema da matemática e dos triângulos. Pitágoras foi um filósofo e matemático nascido em Samos. Ele também foi quem criou o termo “filósofo”, que significa “amantes do conhecimento”.

Com 16 anos começou a estudar com o já famoso Tales de Mileto, que rapidamente percebeu que não tinha só muito para ensinar e como também bastante para aprender. Os dois passaram então a trabalhar juntos fazendo descobertas nas áreas da matemática e da geometria.

Heráclito foi um representante filosófico da Ásia Menor e um dos fundadores da metafísica, dando o pontapé inicial da dialética. É do filósofo a conhecida frase:

O que os pré-socráticos buscavam saber?

Não restou nenhum texto escrito por Tales, de modo que não sabemos ao certo porque ele acreditava que a água era o princípio de todas as coisas. Alguns interpretes posteriores fizeram algumas suposições para explicar essa concepção.

De onde as coisas têm seu nascimento, ali também devem ir ao fundo, segundo a necessidade; pois têm de pagar penitência e de ser julgadas por suas injustiças, conforme a ordem do tempo.

Sua teoria mais famosa é “Aquiles vs. Tartaruga – O Paradoxo de Zenão”. Ele dizia que, por dedução lógica, Aquiles jamais alcançaria uma tartaruga se ambos estivessem em movimento. 

Quais os principais conceitos Pré-socráticos?

Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo. Focando principalmente nos aspectos da natureza, eram chamados de “filósofos da physis” ou "filósofos da natureza". Foram eles os responsáveis pela transição da consciência mítica para a consciência filosófica.

Quais são os 4 períodos filosóficos?

Voltar

  1. período pré-socrático - do século VII a.C. ao século V a.C. ...
  2. período socrático ou antropológico - do século V a.C. ao século IV a.C. ...
  3. período sistemático - do século IV a.C. ao século III a.C. ...
  4. período helenístico ou greco-romano - do século III a.C. ao século VI d.C.

O que é filosofia e quais são suas principais características?

A Filosofia lida com o conhecimento e com o pensamento de maneira abstrata, crítica e conceitual. A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. De maneira conceitual e abstrata, a Filosofia preza, muitas vezes, por um rigor metodológico parecido com o rigor científico.

Qual é a história da filosofia?

A filosofia nasceu na Grécia antiga, no início do século VI a.C. Tales de Mileto é reconhecido como o primeiro filósofo, apesar disso, foi outro filósofo, Pitágoras, que cunhou o termo "filosofia", uma junção das palavras "philos" (amor) e "sophia" (conhecimento), que significa "amor ao conhecimento".