Dermátomo - Este termo se refere à área da pele inervada por axônios sensitivos dentro de cada nervo segmentar (raiz). Miótomo - Este termo se refere ao grupo de fibras musculares inervadas pelos axônios motores dentro de cada nervo segmentar (raiz).
O ser humano normalmente tem 12 pares de costelas, elas se articulam posteriormente com a coluna vertebral e anteriormente com o osso esterno, sendo estas responsáveis por formar a maior parte do esqueleto torácico.
A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, sendo 24 pré-sacrais (cervicais, torácicas e lombares), cinco vértebras sacrais e o cóccix, que é formado por quatro vértebras.
Cada par de duas vértebras é separado por duas aberturas chamadas incisuras superior e inferior. A articulação dessas vértebras forma o forame intervertebral, de onde saem os nervos espinhais.
Normalmente as lesões que resultam em paraplegia situam-se ao nível da coluna dorsal ou coluna lombar sendo que quanto mais alta for a lesão maior será a área de impacto, abrangendo o controle e sensibilidade, uma vez que a medula é afetada.
A paraplegia é o termo médico utilizado quando o paciente não consegue movimentar ou sentir as pernas, uma situação que podem ser permanente e que geralmente é causada por uma lesão na medula espinhal.
Coluna cervical (C1 a C7) – pescoço Na parte alta, encontramos a coluna cervical (pescoço) e suas sete vértebras: Vértebra Cervical 1 (C1), Vértebra Cervical 2 (C2) e, assim, sucessivamente: C3, C4, C5, C6 e C7.
Fazem parte da coluna cervical as vértebras C1, C2, C3, C4, C5, C6 e C7, sendo que é mais comum o surgimento de hérnia de disco cervical entre as vértebras C6 e C7. Porém, independente da localização da hérnia, os sintomas serão semelhantes.
Os dois níveis/segmentos mais comuns na coluna cervical com hérnia são o C5 - C6 (5ª e 6ª vertebras cervicais) e o nível C6-C7. O próximo mais comum é o C4 - C5 e, raramente, no C7 -D1 existe presença de hérnia.
As hérnias de C5 costumam causar fraqueza e dor na musculatura do pescoço, ombro e início do braço. Pode ocorrer também perda de sensibilidade na região da axila. As hérnia de C6 é a hernia cervical mais frequente, podendo causar fraqueza e dor na musculatura do pescoço, ombro e braço, acometendo bíceps e antebraço.
A protusão discal, também conhecida como abaulamento discal, consiste numa deslocação do disco gelatinoso que fica entre as vértebras, na direção da medula espinhal, causando pressão sobre os nervos e levando ao surgimento de sintomas como dor, desconforto e dificuldade para se movimentar.