prófase I
b) As células reprodutivas realizam a meiose com a finalidade de produzir gametas n. A união de 2 gametas n restabelece o número cromossônico 2n da espécie.
Essas células reprodutivas são produzidas através de um tipo de divisão celular chamada meiose. Durante a meiose, uma célula-mãe diploide, que possui duas cópias de cada cromossomo, passa por uma rodada de replicação de DNA, seguida por dois ciclos separados de divisão nuclear para produzir quatro células haploides.
A meiose ocorre quando a célula entra em fase de reprodução, sendo o processo essencial para a formação de gametas, esporos e nas divisões do zigoto.
A meiose é a divisão celular dos seres eucariontes (organismos com núcleo celular definido). Nesse processo, uma célula-mãe diploide origina quatro células-filhas haploides. ... A meiose é essencial para a formação de gametas, esporos e para a divisão do zigoto na fase de reprodução.
Um dos principais fenômenos que ocorrem na meiose é a permutação, também conhecida como crossing-over. Nesse processo ocorre a troca de pedaços entre cromossomos homólogos, aumentando assim a variedade genética. Sabendo-se que a permuta ocorre na prófase I, marque a subfase em que ocorre esse processo.
A permutação cromossômica ou fenômeno crossing-over, representa uma troca natural e recíproca de fragmentos entre cromátides homólogas. ... Genotipicamente e fenotipicamente, a permutação colabora significativamente, proporcionando as diferenças de uma espécie.
Quando esses genes estão no mesmo cromossomo de um par de homólogos, eles permanecem juntos quando acontece a meiose. Sendo assim, dizemos que o linkage é uma exceção à Segunda Lei de Mendel. Genes localizados em um mesmo cromossomo podem, no entanto, não ser transmitidos juntos no momento da meiose.
Crossing over ou permutação Durante a meiose, os genes ligados (linkage) tendem a permanecer juntos, exceto quando ocorre o crossing over. Esse é um processo que acontece na prófase I da meiose, em uma etapa específica chamada de paquíteno.
Também chamada de permutação ou crossing-over, ela ocorre durante o processo de divisão celular denominado meiose, processo esse que ocorre na formação, por exemplo, dos gametas humanos. Na recombinação gênica ocorrem quebras nos cromossomos e trocas de pedaços entre as cromátides homólogas.
Dá-se o nome de taxa de permutação ou taxa de recombinação à soma das porcentagens de descendentes recombinantes num cruzamento-teste. Assim, na imagem acima, a taxa de permutação entre os genes responsáveis pela cor do corpo e pela forma da asa em Drosophila (mosca das frutas) é de 17% (8,5% + 8,5%).
A porcentagem de gametas recombinantes permite calcular a taxa de permutação ou taxa de recombinação. No exemplo citado em Drosophila melanogaster, essa taxa seria de 17%, número que corresponde à soma das porcentagens dos gametas recombinantes (8,5% + 8,5%).