A maioria das espécies de animais ovíparos possuem fecundação interna, ou seja, as fêmeas botam os ovos já fecundados pelos machos. Como exemplos, podemos citar todas as espécies de aves e crocodilianos e algumas espécies de peixes, lagartos e cobras. ... Esse é o caso de animais como as rãs e algumas espécies de peixes.
Os animais ovovivíparos são aqueles cujo desenvolvimento embrionário ocorre dentro de ovos que se desenvolvem dentro do corpo materno. Os ovos eclodem ainda dentro do corpo materno e depois que nascem são como os adultos. ...
Ovíparos são animais de fecundação interna ou externa, cujas fêmeas liberam ovos de seus corpos. Dessa forma, os embriões se desenvolvem no meio externo, dentro dos ovos, e se alimentam de reservas nutritivas presentes nesse sistema. Na maioria dos casos, os ovos possuem casca rígida.
As tartarugas tomam conta das praias para depositarem os seus ovos. Nas praias da Tartaruga e de Andradas, a areia é totalmente moldada por grande buracos, cada um de mais ou menos 2 metros de diâmetro, feitos pelas fêmeas para abrigar seus ninhos.
Os ovos são esféricos, do tamanho de uma bolinha de tênis de mesa, e têm casca calcária. Cada ninho contém, em média, 120 ovos.