O modelo do coeficiente de recalque vertical e horizontal originalmente proposto por Winkler em 1867, utilizado para definir o comportamento do solo, caracteriza o solo como uma série de molas elásticas lineares desconectadas, de tal modo que as deformações ocorrem somente onde o carregamento existe.
Para a obtenção do coeficiente de recalque horizontal você pode utilizar o método recomendado por Teng (1962), a partir das correlações empíricas dadas por Terzaghi (1955). Estas correlações são diferentes para solos arenosos e argilosos.
Não se pode atribuir à insuficiência de investigações geotécnicas a causa do mau desempenho de uma fundação. Quando o problema tem como causa a deterioração do material que compõe o elemento de fundação, a solução de reforço deve ser focada na transferência de carga do elemento estrutural para o solo.
O adensamento de solo é a diminuição dos vazios de um solo, devido a saída da água e ar do seu interior. Essa saída é provocada por um acréscimo de carga no solo, seja pela edificação de uma estrutura, construção de um aterro, entre outros.
As forças estabilizadoras são função dos parâmetros de resistência do solo (coesão e ângulo de atrito interno). As forças que atuam ao longo da superfície de ruptura arbitrada devem resistir à força aplicada no elemento de fundação. ... Em Mecânica dos Solos, normalmente, despreza-se a tensão principal intermediária (σ2).